Acredite! As cores influenciam no ambiente!

Acredite! As cores influenciam no ambiente!

As cores são mais do que algo decorativo, elas despertam sensações que impactam na nossa vida!


O impacto das cores no ambiente!

Não tem como negar que as cores estão presentes em diversos aspectos da nossa vida, não é mesmo? E, se pararmos para pensar, elas influenciam no nosso dia a dia bem mais do que imaginamos.

Na arquitetura a cor não é apenas algo decorativo, é um elemento arquitetônico. A escolha do tom certo determina como iremos nos relacionar com o ambiente. Além de influenciar no emocional, influencia também na funcionalidade.

A psicologia das cores busca estudar como as cores impactam no cérebro humano, uma vez que cada cor desperta sensações diferentes.

E pensando nisso, as cores influenciam dentro de casa.  É possível tornar o lar mais agradável com o uso das cores certas e, ao mesmo tempo, utilizar o tom errado pode trazer resultados negativos.

Significado das cores

As cores de um ambiente merecem atenção na hora de serem escolhidas. É praticamente impossível rotular uma cor com uma única finalidade, afinal, em um mesmo espaço existem outras cores e isso pode modificar o contexto. Mas, no geral, cada cor tem a sua característica.

  • Azul

A cor azul é considerada uma cor fria, podendo estimular serenidade, paz e repouso. Normalmente o azul é uma boa escolha para quartos, já que é um lugar de descanso e relaxamento.

Quarto da casa modelo do Residencial José Primo Grizzo, em Jaú

  • Verde

O verde é uma cor que transmite harmonia e tranquilidade. Simboliza saúde, frescor, esperança, segurança e suavidade. Dependendo do seu tom, ela também pode ser utilizada em quartos, banheiros e até sala de estar.

Sala da casa modelo no Residencial em Iperó

  • Amarelo

Amarelo é uma cor clara e que traz a sensação de iluminação, ânimo, vivacidade. Pode ser associada ao poder e otimismo. Amarelo estimula o apetite e atividades intelectuais, ótima para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa como cozinha, ambientes de estudo ou trabalho. Pode ser utilizada também em ambientes escuros, já que a cor remete ao sol. Porém, o amarelo deve ser dosado pelo elevado grau de luminosidade.

Pexels- Saviesa Home

  • Vermelho

Vermelho é uma cor quente, excitante, que anima e traz confiança. Dependendo do seu tom provoca sensações diferentes. Vermelho escuro desperta mais seriedade, ostentação e respeito. O tom mais forte pode ser provocante, caloroso e convidativo. Você pode utilizar a cor em alguns detalhes do quarto, da sala, use a criatividade!

Pixabay

  • Laranja

Assim com o vermelho, a cor laranja é uma cor quente. Suas características se assemelham ao amarelo, que representa vitalidade, ânimo e energia.  Pode ser uma boa opção de cor para ambientes sociais, como área de lazer e sala de estar.

Sala da casa modelo do Residencial Bem-Te-Vi, em Botucatu

  • Branco

O branco é uma cor neutra, que pode ser associada a paz, calma, limpeza e coisas positivas. Pode ser utilizado em qualquer ambiente e combina com todas as outras cores.

Pixabay

Use a criatividade na sua casa!

Agora que você já sabe o significado de cada cor, está na hora de usar a criatividade para deixar o seu lar com a sua cara! Cores nas paredes, nos móveis, em objetos…há várias maneiras para deixar a sua casa ainda mais linda!

Gostou do nosso conteúdo?  Continue nos acompanhando.

Artigos relacionados

Cozinha pequena? Veja como torná-la ainda mais funcional!

Com as dicas certas, qualquer tamanho de cozinha pode ser organizado e funcional Organize...

Continue lendo

Escolha a Ecovita para a realizar o sonho da casa própria!

Quem não quer ter a casa própria, não é mesmo? Com a gente isso é possível! O sonho da...

Continue lendo

Decoração com reciclagem! Reutilize materiais para organizar e decorar a sua casa

Materiais que iriam para descarte podem ter mais utilidade do que você imagina! Decoração...

Continue lendo

Junte-se à discussão