Como economizar nos pequenos gastos do dia a dia?

Como economizar nos pequenos gastos do dia a dia?

Para ter uma vida financeira saudável é fundamental organizar e controlar seus gastos. Seja em tempos de crise ou de conforto, ter um domínio de sua renda vai permitir que você alcance seus sonhos mais rápido. Procurando dicas para poupar nos pequenos gastos? Confira!


Com o que você está gastando atualmente? Antes de pensar em economizar é preciso saber para onde seu dinheiro está indo e assim planejar como você irá gastar no futuro. Ou seja, antes de fazer alguma compra por impulso para aproveitar uma promoção, pense em usar sua renda de acordo com seu planejamento. Só assim é possível dar prioridades para seus sonhos de longo prazo, como comprar seu primeiro imóvel por exemplo.

Para facilitar a economia, crie categorias. Não separe um valor para comer um lanche e outro para ir ao cinema. Separa um valor total para seu lazer.

Separamos mais algumas dicas para que você poupe uma grande quantia em situações simples do dia a dia.

 

Economize com luz e água

Você sabia que em certos momentos do dia a cobrança de recursos como esses fica mais cara? Pesquise por esse cronograma em sua cidade e evite usar água e aparelhos nessas ocasiões. Abuse da luz natural e aproveite para trocar suas lâmpadas incandescentes por LED em locais que necessitam da iluminação elétrica. Por mais que o custo inicial seja maior, ao longo do tempo essas ações irão ajudar a economizar.

 

Altere seus planos de assinatura

Repense alguns dos seus gastos fixos. Você realmente assiste cada um dos 100 canais que contratou em sua TV por assinatura? Consegue usar todos os 2GB de franquia da sua internet móvel? Precisa de um plano de wi-fi com 100Mb em casa? Analise o que você está consumindo mesmo e opte por planos mais baratos. Além disso, é possível utilizar soluções sem custo, como por exemplo preferir ligações pelo WhatsApp ao invés de uma linha telefônica.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para seu controle financeiro. Hoje em dia, bancos permitem que você realize diversas atividades on-line. Dessa forma, você não precisa ir até a agência. Há também diversos aplicativos para checar gastos e movimentações de débito e crédito. Além disso, você pode utilizar planilhas para controlar seu orçamento.

 

Pesquise antes de realizar uma compra

É fundamental procurar os melhores preços antes de comprar algo. Existem muitos sites que comparam preços de produtos em várias lojas. Essas plataformas possibilitam acompanhar o histórico de preços do produto. Também é possível criar um alerta de queda de preço do produto.

 

Tenha um planejamento para aproveitar ofertas

Aproveite aqueles períodos do ano em que há liquidações excelentes, como Natal e Black Friday. Fique atento se você deseja comprar produtos específicos, principalmente os mais caros. Para entender a urgência de cada compra, tenha uma lista com o que planeja comprar e em que época do ano.

 

Lembre-se: há diversas outras ações que podem te ajudar a economizar. Como por exemplo, pegar mais caronas, levar marmita ao trabalho, comprar à vista para ter mais descontos, entre outros. São pequenas atitudes hoje que farão você economizar grandes quantias amanhã!

 


Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando a nossa página e veja mais conteúdos!

Artigos relacionados

Veja quais as vantagens de morar em casas pequenas

Pouco espaço já deixou de ser “falta de status” há muito tempo. Hoje, a moda é o conforto e...

Continue lendo

Veja como ter animais de estimação em casa pequena

Saiba quais animais se adaptam melhor em casas pequenas e quais são os cuidados necessários para...

Continue lendo

Dicas para decorar a casa no carnaval sem gastar muito

Para você que quer pular carnaval, mas, sem sair de casa, veja como fazer decorações...

Continue lendo

Junte-se à discussão