Festas de final de ano e pandemia: como se manter seguro?

final de ano

As celebrações de final de ano estão chegando! No entanto, por conta do momento que estamos vivendo, é preciso seguir algumas recomendações


Final de ano com segurança

Com a chegada do Natal e Ano Novo, muitas dúvidas sobre as celebrações começam a surgir. Afinal, por conta da pandemia, estamos vivendo uma realidade diferente e alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Diariamente, diversas pessoas continuam sendo infectadas pela Covid-19. Sendo assim, o final de ano deverá ser consciente e seguro. Vale destacar que as transmissões não acontecem apenas fora de casa, em locais públicos ou em ambientes de trabalho. A transmissão também pode acontecer no próprio lar, muitas vezes pela sensação de segurança que temos em nossas casas e, consequentemente, pela redução das medidas de segurança.

E para que você e a sua família possa comemorar de forma segura, a Ecovita separou algumas recomendações. Confira!

 

  • Como se reunir?

O ideal mesmo é não se reunir, fazer a “reunião” com os amigos e toda a família de forma virtual. Mas, caso haja uma celebração, a recomendação é se reunir apenas com pessoas que já fazem parte do grupo de convívio, por exemplo, aquelas que já vivem na mesma casa.

O local deve ser aberto, principalmente se envolver pessoas fora do núcleo familiar. E, mesmo nesses locais, é importante estar de máscara quando não estiverem comendo ou bebendo e manter distância uns dos outros. Na hora da comida, se possível, divida os núcleos familiares por mesa. Pessoas que convivem no dia a dia se sentam juntas.

Lembre-se, qualquer movimentação no sentido de aglomerar implica em um alto risco.

  

  • Quem deve evitar ir às festas?

Caso haja festa, mesmo existindo riscos, é recomendado que idosos e pessoas com doenças crônicas evitem participar. E isso também vale para quem tiver contato frequente com esse tipo de pessoa.

 Aliás, se alguém tiver qualquer sintoma relacionado à Covid, não é para sair de casa e nem participar das celebrações.

 

Celebrando com consciência

Sabemos como é difícil não poder se reunir com todas as pessoas queridas neste final de ano. Porém, devemos prezar pela a nossa saúde e da nossa família. A pandemia não será para sempre, haverá outros momentos para comemorarmos! Sendo assim, seja consciente e busque ao máximo seguir todas as recomendações.

Clique aqui e confira o material completo do Ministério da Saúde sobre os cuidados com a Covid-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha com orientações específicas para as festas de Natal e Réveillon. Para conferir o conteúdo completo, clique aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue acompanhando. Traremos sempre novidades!