Dicas de iluminação para casas pequenas parecerem mais espaçosas

Dicas de iluminação para casas pequenas parecerem mais espaçosas

A iluminação de um lugar vai além de capricho, ela tem a função de valorizar o ambiente e também de criar emoções. Veja mais!


A iluminação correta tem o poder de transformar qualquer lugar. Se não puder contratar um profissional, preste atenção nas dicas a seguir!

Luz branca!

Você já ouviu falar que a cor branca leva amplitude para os lugares? Acredite se quiser, mas é verdade. Paredes, teto e chão brancos dão a sensação de um ambiente maior. Ou seja, quanto mais branca a luz, mais espaço ela “dá” ao ambiente.

Quarto da casa modelo do Residencial Van Den Broek, em Holambra

A luz na parede atrás do espelho deste quarto é um bom exemplo de como iluminar o ambiente de maneira diferente, e também, ajuda muito na hora de se arrumar no espelho!

Além disso, esse tipo de luz é também é recomendada para cozinha e lavanderia, pois remete ao ambiente de trabalho e leva mais energia e espaço para o lugar.

Sem falar na luz natural, né? Ambientes com janelas grandes, abertos ou com boa entrada de luz solar também parecem bem maiores do que realmente são.

Luminárias

Nem só com luz forte e central constroem-se espaços. As luminárias também podem ajudar a aumentar sua casa e ainda vão levar aquela atmosfera de aconchego que só uma casa confortável tem.

Quarto da casa modelo do Residencial Bem-Te-Vi, em Botucatu.

Por levarem foco de luz a lugares específicos, as luminárias podem conduzir a atenção das pessoas. Assim, ao invés de colocar uma única luz no centro da sala, por que também não colocar várias luminárias ou até mesmo luzes em focos específicos, para que as pessoas olhem para a sala um pouco de cada vez? Dessa forma, com as informações chegando por etapas, elas terão a sensação de terem várias coisas para serem vistas.

Além disso, devido às luzes não virem do teto, parece que ele está mais longe do que está na realidade. Agora, se preferir investir no teto, você pode optar por arandelas, pois elas rebatem a luz para o teto fazendo o cômodo parecer maior.

Quarto com focos de luz e arandelas em pontos estratégicos - Vectorpouch/freepik

Linhas na iluminação?

Como assim? Pois é, existe esse truque também! Para aumentar o ambiente sem quebrar paredes, você pode criar linhas horizontais com luz. Você só precisa de fitas de LED para colocar em sancas no teto ou até mesmo em espelhos, já que eles também têm o poder de aumentar ambientes.

Quarto com focos de luz e arandelas em pontos estratégicos - Vectorpouch/freepik

Dessa forma, quanto mais marcadas forem as linhas horizontais do espaço, maior ele vai aparentar.

Mil e uma possibilidades

Estamos empenhados em oferecer mil e uma possibilidades para o aconchego do seu lar! Para saber mais, continue acompanhando nossos artigos!

Gosta de nossas dicas? Então continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais!

Artigos relacionados

Aprenda a fazer seu produto de limpeza com até 5 ingredientes!

Faça seu produto de limpeza com ingredientes acessíveis que você tem em casa para lavar a roupa,...

Continue lendo

Aprenda a montar uma festa junina em casa de forma barata e fácil

O mês de junho não seria o mesmo sem festa junina, então, aproveite o frio e veja nossas dicas...

Continue lendo

Já pensou em decorar sua casa com adesivo de parede?

Os adesivos de parede são soluções modernas, fáceis e baratas para dar um toque especial na...

Continue lendo

Junte-se à discussão