Fazer aquele jardim em algum cantinho da casa é mais fácil do que você imagina
O tão desejado jardim!
O jardim é aquele cantinho que deixa o lar ainda mais especial. No entanto, muitos moradores deixam de tê-lo em casa por acharem que é preciso desembolsar uma boa quantia. Pelo contrário, é possível criar um espaço super bonito gastando pouco.
Separamos algumas dicas para você, veja abaixo!
-
Faça um planejamento do espaço
Assim como para comprar a casa própria é preciso fazer um planejamento, com o jardim também é igual. Antes de tudo, defina o espaço onde você imagina que ficaria legal desenvolver a sua ideia e já pense em quais plantas dariam certo.
Áreas compactas, por exemplo, precisam de menos detalhes. O que é muito bom! Ao invés de plantar tudo na terra, invista em vasos e até em um tapete de grama sintética, com certeza dará um novo visual para o local. Outra dica é delimitar um orçamento para ser gasto, além de pesquisar bastante os preços.
-
Plantas
Essa talvez seja a etapa mais “difícil”, escolher as plantas. Para um jardim funcional, que não dê tanto trabalho e, principalmente, seja fácil de cuidar, é preciso escolher os tipos certos de flores e plantas.
Em lugares pequenos, o ideal é investir em espécies menores e até mudas, pois possuem um custo menor. Boas opções são:
Violeta, Lírio da paz, Filodendros, Bromélia, Echeveria (rosa de pedra), Mini Cacto, Begônia, Pacová.
Ervas aromáticas também são interessantes, além de terem um baixo custo, dá para fazer a própria horta. Veja mais sobre o assunto aqui!
-
Jardim vertical
O jardim vertical é um tipo de jardim suspenso, sendo uma ótima opção para otimizar espaços pequenos. Normalmente os vasos podem ficar fixados em um quadro na parede, apoiados em nichos e prateleiras ou presos ao teto com alguma corda ou cabo, há inúmeras possibilidades.