Saiba como eliminar e prevenir os ácaros dentro de casa

Saiba como eliminar e prevenir os ácaros dentro de casa

Ninguém quer ter ácaros dentro de casa, não é mesmo? Fique tranquilo que com as dicas certas sua casa ficará livre deles.


Ácaros aqui não!

Mesmo sendo invisíveis a olho nu, os ácaros podem causar problemas para a saúde. Eles são organismos extremamente pequenos e ficam espalhados por diversos lugares da casa… tapetes, colchões, travesseiros, sofás, cortinas, são apenas alguns dos exemplos.

Os ácaros são os principais desencadeadores de alergias respiratórias, por isso é tão importante se preocupar com a higienização de determinados objetos e com a limpeza da casa!

 Travesseiros e roupa de cama

Pixabay

O travesseiro é um dos objetos que mais acumulam ácaros. O ideal é que ele seja trocado a cada dois anos e, caso seja necessário lavá-lo, opte pela lavagem a seco. A lavagem comum deixa o travesseiro úmido e pode criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos.  Em relação à roupa de cama, é necessário trocar por uma nova toda semana.

Exponha ao sol

Pixabay

Uma forma de minimizar a proliferação dos ácaros é colocar travesseiros, almofadas e colchões no sol. Lembre-se que isso não os elimina totalmente, apenas ajuda a matá-los.

Limpeza

Pixabay

A limpeza da casa é sempre importante e, para eliminar e prevenir os ácaros, não seria diferente! Pisos, tapetes e carpetes devem ser higienizados com um aspirador toda semana. Cortinas deverão ser lavadas, assim como os tapetes.

Sofás e poltronas também precisam ser higienizados, de preferência semanalmente. Os ácaros gostam de umidade e pouca luz, se alimentam dos resíduos de células mortas que podem ser encontradas nesses itens da casa. Aspirando toda semana, você evita que o pó ou restos de comida possam se transformar em fungo e, consequentemente, mofo.

Solução caseira acaricida

A solução caseira é uma boa opção para ajudar a eliminar o ácaro. Você pode colocar a mistura em um borrifador e aplicá-la com uma escova ou pano. Passe onde achar necessário!

Você vai precisar de:

-Um borrifador de água

-500ml vinagre branco

-500ml álcool

-Se desejar, 30 gotas de fragrância ou óleo essencial da sua preferência.

Ou, segundo o alergista Clóvis Galvão:

-200ml de vinagre branco

-4 litros de água

Como fazer:

Misture tudo e coloque em um borrifador. Essa receita pode reduzir consideravelmente o número de ácaros.

Gostou?  Continue nos acompanhando

Artigos relacionados

Inverno em casa: 4 dicas para economizar energia

As temperaturas mais baixas podem contribuir para gastos maiores de energia Uso consciente...

Continue lendo

Jardim em casa sem gastar muito!

Fazer aquele jardim em algum cantinho da casa é mais fácil do que você imagina O tão...

Continue lendo

Como ter uma casa adaptada para a melhor idade

Veja dicas práticas para deixar o lar adaptado para idosos e garantir mais qualidade de...

Continue lendo

Junte-se à discussão