Quarto confortável: o que não pode faltar?

Quarto com uma cama com colcha amerela e quadros pendurados na parede, livros debaixo da janela

O seu espaço para relaxar merece estar à altura. Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão você a montá-lo de forma simples, fácil e acessível!


Quando o assunto é a decoração do quarto, fica até difícil saber por onde começar. Mas calma, com as dicas certas dá para transformar esse cantinho em um oásis aconchegante. O ideal é começar por elementos maiores, como cama, mesinhas, iluminação e depois decoração. Nós vamos lhe mostrar, confira abaixo!

 

  1. Escolha a cama certa

Este é um dos itens mais importantes e você pode escolher entre uma cama box ou tradicional. As camas box não possuem cabeceira, só uma base para o colchão. Por isso, fica mais fácil investir em cabeceiras diferentes e variar quando possível, optando até mesmo por não usar a cabeceira e criar uma pintura ou decoração no lugar.

Já as camas tradicionais são feitas em estrutura de metal ou madeira dos mais variados estilos e a escolha deve ser cuidadosa para combinar com o resto dos móveis e o ambiente em geral. Acesse também nosso conteúdo especial sobre como ter uma cama de hotel em casa.

 

  1. Adicione aconchego com tapetes

Além de embelezar o ambiente, os tapetes oferecem conforto térmico para os pés e melhoram até a acústica do ambiente, evitando eco. É importante escolher modelos agradáveis ao toque.

A escolha do tapete deve ser pensada em relação ao tamanho. Ele pode cobrir todo o chão, deixando-o com uma distância mínima de 0,50 m das laterais da cama e 0,60 m à sua frente, ou seja usado modelos menores apenas nas laterais e nos pés da cama.

 

  1. Mais conforto com mantas e almofadas

Você sabia que há diferença entre escolher almofadas para colocar na cama e para o sofá da sala? O mesmo vale para as mantas. No quarto, abuse de conforto e texturas aveludadas.

O tamanho também pode ser dos mais variados: almofadas pequenas compõem e decoram em frente dos travesseiros, já as maiores podem vir atrás para maior conforto das costas.

As mantas geralmente são utilizadas nos pés da cama, por isso são encontradas em tamanhos menores e em tecidos e texturas variadas. Para cobrir todo o colchão, invista em um edredom ou cobre leito.

Aposte em degradê de cores na composição, para uma decoração mais clean, ou contraste de cores, para dar um toque de modernidade.

 

  1. Aposte em uma mesinha de cabeceira funcional

A mesinha de cabeceira se tornou um item indispensável. Quem não tem sabe a falta que faz! Este móvel, embora pequeno, dá apoio a pequenos objetos, como relógio, abajur e até mesmo livros e celulares.

Leve em consideração um modelo que, além de bonito, seja funcional. Para isso, é preciso se atentar à altura! O padrão para uma mesa de cabeceira é de 55 cm, porém pode variar de acordo com a altura da sua cama: ela deve estar alinhada com o colchão ou ser até 10 cm mais baixa, para evitar esbarrar no móvel.

Confira o vídeo de DIY da mesinha de cabeceira e faça a sua própria gastando pouco!

Quarto clean com cama branca, mesa de cabiceira branca com um vaso e relógio

Freepik

  1. Não esqueça da Iluminação

Uma simples luminária muda literalmente o clima do ambiente. A luz amarela é ideal para locais de descanso por trazer aconchego. Luzes mais frias, como neutra e branca, são ótimas para espaços que precisam de maior concentração, por exemplo cozinhas e estações de trabalho.

As velas também ajudam a deixar o quarto relaxante e cheiroso. E se você quiser colocar a mão na massa para fazer a sua, veja algumas referências de luminárias de PVC.

 

  1. Adicione sua personalidade

Aqui vale usar a criatividade para decorá-lo com a sua cara. , um papel de parede bonito, espelho moderno… é possível criar diversas opções.

Aliás, um bom local para obter inspirações é o Pinterest. Nele você pode digitar o assunto que quiser e encontrar imagens de referências, com muitas sugestões que você mesma pode fazer!

Quarto com uma parede de quadros e luminária ao lado da cama

Residencial Bem-te-vi 2

Quarto dos sonhos, check!

Agora sim dá para começar a deixar o quarto do jeitinho que você sempre sonhou! Perceba que muitas das sugestões podem ser feitas por você, ou seja, dá para decorar gastando pouco.

 

E se você gostou do nosso conteúdo, continue nos acompanhando. Trazemos sempre novidades!