Queda da taxa Selic pode ajudar no financiamento imobiliário

Queda da taxa Selic pode ajudar no financiamento imobiliário

Com a taxa Selic em baixa, o morador tem uma nova oportunidade para comprar a casa própria


 

O que é a Taxa Selic?

Antes de nós explicarmos o porquê a queda oferece uma oportunidade para o financiamento imobiliário, é importante entender sobre essa taxa. A Selic, abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, nada mais é do que a taxa básica de juros da economia.

Todas as outras taxas de juros do país são influenciadas, algumas mais e outras menos, pela Selic, por exemplo, empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras. E quem define se o número aumenta, diminui ou se mantem estável, é o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que se reúne a cada 45 dias.

Queda da taxa Selic pode ajudar no financiamento imobiliário

Freepik

Taxa Selic e a casa própria

Agora ficou um pouco mais fácil entender sobre essa taxa, né? Então vamos ao que interessa: a compra da casa própria. Por conta do momento atual e com a crise econômica motivada pela Covid-19, a Taxa Selic está com o valor mais baixo da história, 3,7%. O que isso significa? Os níveis mais baixos costumam ter uma grande influência positiva no setor imobiliário e, consequentemente, no financiamento.

Sua queda puxou para baixo as taxas dos principais bancos do mercado, oferecendo ao morador uma oportunidade para a compra da casa própria.

Quer um exemplo? Normalmente, para obterem o dinheiro dos financiamentos, os bancos vendem títulos de investimento (CDBs) ou letras de crédito (LCIs) para investidores, oferecendo uma remuneração que é, na maioria das vezes, atrelada ao CDI (correspondente à Selic).

Ou seja, quando a Selic sobe, o CDI também sobe e o dinheiro que o banco pega emprestado para financiar fica mais caro. Para poder compensar esse aumento, os juros do financiamento ficam mais altos para a população. Isso também acontece ao contrário, se a Selic cai, os juros também diminuem.

 

Sonho à vista

Então, com a taxa Selic em queda, vale a pena conferir as possibilidades de financiamento. Afinal, os juros estão mais baixos e a facilidade para investir em um imóvel aumentou. Temos condições especiais com a Caixa Econômica Federal, veja mais aqui. E claro, se você precisar de ajuda, conte com a equipe da Ecovita!

 

Gostou do nosso artigo? Então continue nos acompanhando e fique por dentro de novidades.

Artigos relacionados

Financiamento: o que mudou desde o início da pandemia?

Desde o início da pandemia, algumas coisas mudaram. Confira tudo o que você precisa saber sobre o...

Continue lendo

Economia doméstica: diferença entre consumo e consumismo

A forma como você lida com a economia doméstica pode fazer a diferença na hora de comprar a casa...

Continue lendo

Aprenda como fazer brinquedos reciclados para as crianças

Dê uma nova oportunidade a itens que estão parados em casa e que podem ser...

Continue lendo

Junte-se à discussão