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Dúvidas frequentes

Sabemos que muitas dúvidas podem surgir depois de conseguir comprar a tão sonhada casa própria. Esclarecemos algumas ao lado!

Caso procure por outra informação, fale diretamente com o nosso SAC!

A minha casa vem com muro?

Não. As casas são entregues com muretas de divisa de lotes para contenção de terra e, quando necessário, muro de arrimo, ou seja, uma estrutura de contenção que impede que sedimentos da parte mais alta invadam o terreno mais baixo. Mas você pode construir seu muro após a entrega da casa. Ressaltamos que cada caso deve ser analisado separadamente e as construções variam de acordo com o empreendimento, por isso consulte nossa equipe para tirar dúvidas específicas.

Quando posso visitar a minha futura casa?

Para garantir a segurança dos clientes e colaboradores, durante as obras não é permitido acessar a área do empreendimento. O momento de conhecer de perto sua casa é reservado para a vistoria, realizada antes da entrega do imóvel.

O que é vistoria técnica do imóvel? Como fazer?

A vistoria será seu contato com o imóvel antes da entrega de chaves. Ela é reservada para você conhecer, entrar em sua casa e verificar se tudo está conforme o esperado. Um funcionário treinado pela Ecovita irá acompanhar o proprietário e poderá tirar todas as dúvidas sobre o imóvel.

Quais materiais foram usados na construção do meu imóvel?

As construções da Ecovita têm foco na qualidade e eficiência. Assim, conseguimos construir empreendimentos que atendam todas as normas reguladoras da construção civil, com produtos e profissionais qualificados, garantindo sempre o melhor resultado. A lista de materiais e fornecedores está disponível no memorial descritivo, presente no Manual do Proprietário. Para acessá-lo, leia o item “Onde eu encontro o manual do proprietário?”.

Para que serve a Assembleia Geral dos adquirentes? Quem pode participar?

Em virtude de uma normativa interna da CEF, essa assembleia tem como objetivo eleger uma comissão para gerir o condomínio. Podem participar todos os adquirentes de um imóvel do condomínio.

Como posso acompanhar as fases das obras?

Você pode acompanhar as atualizações diretamente no aplicativo da Caixa e também consultar fotos e outros conteúdos em nosso site, na área do cliente.

O que é averbação?

A averbação é uma formalização na matrícula de seu imóvel a fim de tornar públicas as alterações e atualizações no registro, trazendo segurança jurídica.

O que é o Habite-se?

Esse documento atesta que uma casa está pronta para ser habitada, pois sua estrutura está de acordo com as exigências municipais. As construções da Ecovita são entregues apenas após a expedição desse documento.

Como vou saber a data oficial da entrega de chaves?

Quando a data oficial da entrega de chaves for marcada, a Equipe Ecovita entrará em contato com os proprietários com antecedência para informa-los. É importante ressaltar que apenas a data informada pela empresa terá validade. Você pode tirar suas dúvidas sobre isso sempre que precisar, entre em contato com a gente!

Como posso atualizar meus dados pessoais?

Para atualizar seus dados, entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais.

Por que eu pago juros de obra?

Os juros de obra consistem no percentual aplicado sobre o empréstimo concedido para a aquisição do bem. Esse valor está atrelado aos juros do financiamento do imóvel e as cobranças são realizadas desde a assinatura do contrato até a finalização das questões burocráticas após a entrega das chaves. Demais informações sobre estas cobranças podem ser consultadas diretamente com o banco responsável pelo financiamento.

Como solicitar 02ª via do meu boleto ou negociar dívida?

Você pode realizar essa solicitação em nossos canais de atendimento: Aplicativo Ecovita, WhatsApp (11) 97650 4570, 0800 771 1245 ou pelo e-mail negociacao@ecovitaconstrutora.com.br.

Até quando devo realizar o pagamento das parcelas de “entrada” para a Construtora?

Observe em seu contrato de parcelamento da entrada a quantidade de parcelas e seus respectivos vencimentos. Lembre-se de manter seus pagamentos com a Construtora em dia, mesmo que o empreendimento tenha sido ou não entregue.

O que é correção monetária?

A correção monetária ou atualização monetária tem a função de equilibrar financeiramente o contrato, atuando por meio de um índice e por um período determinado. Normalmente os índices mais utilizados são: IPCA, INCC e IGPM. A atualização monetária é sempre prevista em contrato por meio de cláusula detalhando o indexador e o prazo.

Posso realizar o pagamento da parcela da entrada antecipadamente?

A correção monetária ou atualização monetária tem a função de equilibrar financeiramente o contrato, atuando por meio de um índice e por um período determinado. Normalmente os índices mais utilizados são: IPCA, INCC e IGPM. A atualização monetária é sempre prevista em contrato por meio de cláusula detalhando o indexador e o prazo.

Quais são as consequências de ser cliente inadimplente?

As consequências são aquelas referentes às medidas de proteção ao crédito, como pagamento de multa e juros por mora, negativação perante o órgão de proteção ao crédito, protesto em cartório e ação judicial.

Quando sou considerado cliente inadimplente?

Você será considerado inadimplente quando deixar de realizar pagamento na data do vencimento do boleto ou conforme vencimentos descritos no contrato.

O significa “mora”?

Trata-se de uma nomenclatura utilizada para referir-se a “atraso”.

O que é multa por mora?

Multa por mora é uma penalidade financeira imposta em contrato ao cliente inadimplente. Normalmente é de 2,0% sob o valor da original a ser pago em determinado vencimento.

O que é juros de mora?

Juros de mora é a penalidade financeira imposta em contrato ao cliente inadimplente. Normalmente é 1,0% ao mês.

O significa a expressão “nome negativado”?

Indica que foi necessário informar um órgão de proteção ao crédito (SERASA) que o cliente não está realizando pagamentos com pontualidade.

O que é protesto de dívida?

O protesto de dívida vencida ocorre quando a Construtora procura um cartório para formalizar uma inadimplência. Dessa forma, é elaborada uma intimação de pagamento e, caso o cliente não atenda a solicitação especificada, será protestado. Se houver prosseguimento nos trâmites, a informação torna-se pública, o que afeta o cadastro positivo do cliente, dificultando compras parceladas em crediários, restrição para outros créditos, além de onerar a dívida com as custas do cartório.

Fui protestado, devo deixar de realizar pagamentos?

Procure o Setor de Negociação o mais rápido possível para receber orientação corretamente.

Efetuei pagamento de uma dívida protestada e recebi a carta de anuência, e agora?

A carta de anuência é um documento único e muito importante. É este documento que comprova seu pagamento ao credor perante o cartório, por isso compareça ao cartório indicado no documento e solicite a baixa do protesto, bem como o pagamento das custas do cartório.

Quando receberei meu imóvel?

O prazo para entrega do imóvel está previsto em contrato. Este prazo aplica-se à construção do imóvel, testes, vistoria, elaboração e aprovação da documentação, além da conclusão dos trâmites burocráticos. Como todos esses processos envolvem outras empresas e órgãos competentes, o prazo para finalização de um residencial é variável. A construtora trabalha para concluir todas as etapas com agilidade, responsabilidade e qualidade. Assim que a entrega de um empreendimento for liberada, nossa equipe entrará em contato para passar mais informações.

Meu imóvel possui garantia?

Segundo a norma ABNT NBR 15.575, que prevê as garantias, cada item do seu imóvel possui um prazo específico de cobertura da garantia pela construtora ou fornecedor. Para consultar as garantias do seu imóvel, acesse o Manual do Proprietário.

Preciso de um reparo na minha casa, com quem posso falar?

A Ecovita conta com uma equipe capacitada para realizar reparos em sua residência, caso seja necessário. Para formalizar uma solicitação, entre em contato com a gente por meio dos canais oficiais de atendimento ao cliente.

Posso realizar modificações em meu imóvel?

No momento da entrega das chaves do imóvel, ocorre a transferência de posse e, a partir desse momento, o proprietário pode realizar alterações e modificações. Salientamos que a construtora fornece garantia sobre os itens entregues desde que estejam em seu estado original. Alterações e modificações podem acarretar a perda da garantia da categoria do item alterado. Conforme a norma ABNT NBR 16.280, toda reforma e/ou alteração das condições iniciais projetadas deverá atender a um plano formal de diretrizes, que deverá ser elaborado por um profissional habilitado. Também é necessário atentar-se às orientações presentes no Manual do Proprietário e limitações de reformas definidas por leis municipais.

O que são e para que servem os lacres em meu imóvel?

Os lacres são fitas autoadesivas colocadas nos dispositivos hidráulicos (válvula, flexíveis e sifões), quadro elétrico e disjuntor do poste*, e têm por objetivo garantir que estes itens foram entregues funcionando adequadamente. A sua remoção implica na perda da garantia. *os itens lacrados podem variar de acordo com o empreendimento.

Quando devo acionar a Assistência Técnica?

A assistência técnica da construtora atende exclusivamente reparos ou substituição de materiais cobertos pela garantia. A assistência não realiza reparos de danos causados por mau uso, reformas, modificações ou alterações não especificados em projeto.

Como posso tirar uma segunda via do meu boleto ou negociar débitos em aberto?

Você pode realizar essas solicitações pelos nossos canais de atendimento, WhatsApp, 0800 e pelo e-mail negociacao@ecovitaconstrutora.com.br.

Meu imóvel possui seguro?

Ele é obrigatório por lei, sendo parte integrante do financiamento do imóvel. Pode servir para amortizar ou quitar o saldo devedor em caso de morte ou invalidez, conta com cobertura de danos físicos do imóvel, bem como a assistências pessoais. A construtora não trabalha com seguros. Este serviço é contratado diretamente com o agente financiador do imóvel. O mesmo se aplica a serviços como locação de caçambas ou contratação de eletricistas que eventualmente sejam mencionados no contrato do financiamento.

O que é LGPD?

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, e refere-se à Política De Proteção De Dados e Privacidade. Mais informações sobre a política de privacidade da Ecovita podem ser consultadas na íntegra clicando aqui.

Onde eu encontro o Manual do Proprietário?

O Manual do Proprietário é disponibilizado após a entrega do empreendimento. Em obras entregues após novembro de 2021, o manual pode ser acessado através do QR code fixado no interior do quadro de energia do imóvel. Para todas as obras com garantia vigente, é possível acessar o manual na área do cliente, disponível no site.

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