Slide _
Perguntas Frequentes
Dúvidas? Aqui você encontra as respostas

FAQ ECOVITA

Reunimos as dúvidas mais frequentes que recebemos de nossos clientes em um único local. Caso você não encontre o que procura, entre em contao, estamos prontos para atendê-lo(a)!

Por que comprar com a Ecovita?

A Ecovita Construtora é especialista em realizar sonhos! São 10 anos no mercado, presente em mais de 40 cidades, com milhares de unidades habitacionais construídas. Já mudamos a vida de 12 mil famílias por meio de moradias acessíveis, sempre com foco em qualidade. Acompanhamos todas as etapas da obra, desde o planejamento até a administração. Além disso, entregamos empreendimentos com infraestrutura completa, incluindo calçamento, iluminação e rede de esgoto.

O que é subsídio?

Subsídio é a parte do valor do imóvel que será pago pelo governo. Ou seja, são descontos calculados levando em conta diversos fatores, como: renda, região e valor da moradia.

O total liberado é abatido no montante financiado, o que consequentemente diminui os valores das parcelas e as torna ainda mais acessíveis e compatíveis com o orçamento familiar. De modo geral, o subsídio ajuda pessoas de baixa renda a adquirirem seu primeiro imóvel e a saírem do aluguel.

Quem tem direito ao benefício de subsídio?

Para ter direito ao subsídio é preciso ser cidadão brasileiro ou naturalizado brasileiro, ter 18 anos de idade ou mais e não ter nenhum imóvel residencial em seu nome, esteja ele quitado ou financiado. Além disso, o interessado não pode ter sido atendido por qualquer programa habitacional oferecido pelo Governo Federal.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador. No início de cada mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário em uma conta exclusiva para essa finalidade.
O valor do fundo pode ser utilizado na conquista do futuro imóvel. Saiba mais sobre como utilizar o FGTS na compra da sua casa nova

É possível usar o FGTS na compra de um imóvel?

Sim, o FGTS pode ser utilizado como entrada do financiamento (constituindo parte do pagamento ou valor total), para reduzir o saldo devedor e também para as prestações. Consulte um corretor Ecovita para entender todas as opções e verificar as condições para cada uma delas. Requisitos para usar o FGTS:

– Ter pelo menos 03 anos de trabalho sob o regime FGTS, considerando todos os períodos de trabalho, consecutivos ou não;
– Não ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido no âmbito do SFH, em qualquer parte do Território Nacional;
– Não ser proprietário de outro imóvel residencial concluído ou em construção localizado no mesmo município que reside ou trabalha, incluindo os municípios limítrofes ou integrantes da mesma Região Metropolitana.

Quais são as vantagens de usar o FGTS na compra de um imóvel?

Uma das vantagens é adquirir sua casa própria com poder de compra e taxas menores de juros. O FGTS também pode ser usado como parte da entrada no financiamento, assim fica mais fácil organizar o orçamento e se programar para as parcelas.

Posso usar o FGTS para atualizar prestações atrasadas de financiamento imobiliário e reduzir o saldo devedor?

Sim. Mesmo tendo 03 prestações do financiamento em atraso, você pode amortizar até 80% do valor da prestação num período de 12 meses, podendo renovar a cada ano. Entretanto, para utilização dos recursos do FGTS na amortização ou liquidação do saldo devedor, você precisa estar com o pagamento das prestações em dia.

O que é entrada?

Na compra de um imóvel, entrada é parte do valor que não será financiado pelo banco e será pago inicialmente à construtora. Ou seja, é o montante que o comprador dispõe de imediato e que será abatido do valor total do imóvel. Na Ecovita, temos condições facilitadas também para o pagamento da entrada. Converse com nossos consultores e saiba mais!

O que é análise de crédito?

Essa é a avaliação realizada para verificar quais serão as condições do financiamento. Entre outras formas, a documentação do comprador é a base para essa checagem.

Quais são os passos para comprar um imóvel Ecovita?

A Ecovita ajuda você em todas as etapas para a compra de um imóvel novo, sempre de forma muito simples:

  • Faça sua simulação com um de nossos consultores.
  • Envie todos os seus documentos. Eles devem estar completos e legíveis.
  • A Caixa Econômica Federal avalia seu cadastro para aprovação da compra da sua casa.
  • Escolha a quadra e lote em nosso empreendimento.
  • Chegou a hora de assinar seu contrato! Prepare-se para sua casa nova!
  • Conte sempre com nossa equipe para tirar suas dúvidas e ajudar em todos os procedimentos.

O que devo saber antes de adquirir meu imóvel?

Lembre-se de que você não pode comprometer mais de 30% da sua renda, sendo assim, se está pagando o financiamento de um automóvel, por exemplo, pode ter dificuldades para conseguir mais crédito. Além disso, antes de comprar, deixe todas as suas contas em dia, evitando restrições bancárias, pois isso pode dificultar a aprovação de crédito habitacional.

Posso adquirir um segundo imóvel de forma financiada?

Sim. Atualmente há linhas de créditos para esta finalidade, basta procurar o agente financeiro para entender qual a melhor opção para você. Comprar um segundo imóvel é uma excelente forma de aumentar o seu patrimônio, no entanto, não se esqueça de ter cautela: além de verificar se as mensalidades cabem no seu orçamento, planeje-se para o futuro.

Qual é o valor da entrada?

O valor da entrada varia de acordo com o resultado da simulação, pois leva em conta diversos fatores e é calculado de forma individual e personalizada. Por isso, é importante que você converse diretamente com nossos consultores para saber mais sobre valores e condições de financiamento.

Tenho restrição bancária. Posso fazer o financiamento?

A boa saúde financeira pode ajudar na aprovação de crédito habitacional.
É importante ressaltar que cada caso é analisado de forma individual, por isso é importante que você converse diretamente com nossos consultores para realizar um diagnóstico personalizado.

Quais são os documentos necessários?

Para realizar uma simulação completa e detalhada, você vai precisar dos seguintes documentos:

  1. RG e CPF (do casal)
  2. Certidão de Nascimento/Casamento
  3. Certidão de Nascimento dos Filhos (se houver)
  4. Comprovante de Endereço Atual
  5. 2 últimos Comprovantes de Renda (apresentar comprovante de Imposto de Renda, caso declare)
  6. Carteira de Trabalho
  7. Extrato de FGTS

Quem não pode participar de um financiamento para comprar o imóvel?

A contratação de crédito é impedida a qualquer pessoa que:

  • Tenha restrição em seu CPF;
  • Tenha menos de 120 dias de registro em carteira profissional;
  • Que não comprove renda;
  • Seja menor de idade;

O que é ITBI?

ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é uma taxa prevista na Constituição e regulamentada pelos municípios. Deve ser paga quando um imóvel é adquirido. Esse imposto é essencial para a concretização do processo de compra e venda da residência, uma vez que a documentação só é liberada após seu pagamento. Entenda melhor clicando aqui.

Por que comprar um imóvel na planta é mais vantajoso?

Existem diversos pontos positivos em comprar um imóvel na planta! Entre eles, destacamos: documentação com menos complicação; valorização do seu imóvel e retorno de investimento; valores e condições mais acessíveis. Quer saber mais? Clique aqui!

A minha casa vem com muro?

Não. As casas são entregues com muretas de divisa de lotes para contenção de terra e, quando necessário, muro de arrimo, ou seja, uma estrutura de contenção que impede que sedimentos da parte mais alta invadam o terreno mais baixo. Mas você pode construir seu muro após a entrega da casa. Ressaltamos que cada caso deve ser analisado separadamente e as construções variam de acordo com o empreendimento, por isso consulte nossa equipe para tirar dúvidas específicas.

Quando posso visitar a minha futura casa?

Para garantir a segurança dos clientes e colaboradores, durante as obras não é permitido acessar a área do empreendimento. O momento de conhecer de perto sua casa é reservado para a vistoria, realizada antes da entrega do imóvel.

O que é vistoria técnica do imóvel? Como fazer?

A vistoria será seu contato com o imóvel antes da entrega de chaves. Ela é reservada para você conhecer, entrar em sua casa e verificar se tudo está conforme o esperado. Um funcionário treinado pela Ecovita irá acompanhar o proprietário e poderá tirar todas as dúvidas sobre o imóvel.

Vocês utilizam materiais de qualidade nas obras?

As construções da Ecovita têm foco na qualidade e eficiência. Assim, conseguimos construir empreendimentos que atendam todas as normas reguladoras da construção civil, com produtos e profissionais qualificados, garantindo sempre o melhor resultado.

Para que serve a Assembleia Geral dos adquirentes? Quem pode participar?

Em virtude de uma normativa interna da CEF, essa assembleia tem como objetivo eleger uma comissão para gerir o condomínio. Podem participar todos os adquirentes de um imóvel do condomínio.

Como posso acompanhar as fases das obras?

Você pode acompanhar as atualizações diretamente no aplicativo da Caixa e também consultar fotos e outros conteúdos em nosso site, na área do cliente.

O que é averbação?

A averbação é uma formalização na matrícula de seu imóvel a fim de tornar públicas as alterações e atualizações no registro, trazendo segurança jurídica.

O que é o Habite-se?

Esse documento atesta que uma casa está pronta para ser habitada, pois sua estrutura está de acordo com as exigências municipais. As construções da Ecovita são entregues apenas após a expedição desse documento.

Como vou saber a data oficial da entrega de chaves?

Quando a data oficial da entrega de chaves for marcada, a Equipe Ecovita entrará em contato com os proprietários com antecedência para informa-los. É importante ressaltar que apenas a data informada pela empresa terá validade. Você pode tirar suas dúvidas sobre isso sempre que precisar, entre em contato com a gente!

Como posso atualizar meus dados pessoais?

Para atualizar seus dados, entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais.

Quando vou receber meu contrato?

Após o registro do contrato em cartório, a equipe comercial da Ecovita entrará em contato para agendar a retirada deste documento.

Quanto tempo de garantia tem minha casa?

Cada um dos itens de sua casa tem um tempo específico de garantia e todos os prazos estão especificados no seu Manual do Proprietário. Por isso, leia atentamente esse documento e consulte-o sempre que estiver com dúvidas.

Preciso de um reparo na minha casa, com quem posso falar?

A Ecovita conta com uma equipe capacitada para realizar reparos em sua residência, caso seja necessário. Para formalizar uma solicitação, entre em contato com a gente por meio dos canais oficiais de atendimento ao cliente.

Eu posso reformar ou ampliar a minha casa?

É necessário ter cuidado na manutenção e modificação de acabamentos, estruturas e outras áreas da sua casa, conforme contrato da CEF. Vale lembrar que as mudanças estruturais podem afetar a durabilidade e segurança do imóvel. Em todo caso, sempre procure um profissional com responsabilidade técnica para que ele assine o novo projeto e as modificações, e não se esqueça de autorizá-lo com os órgãos competentes de sua cidade, caso seja necessário.

Como posso tirar uma segunda via do meu boleto ou negociar débitos em aberto?

Você pode realizar essas solicitações pelos nossos canais de atendimento, WhatsApp, 0800 e pelo e-mail negociacao@ecovitaconstrutora.com.br.

O que é Seguro do Imóvel?

Ele é obrigatório por lei, sendo parte integrante do financiamento do imóvel. Pode servir para amortizar ou quitar o saldo devedor em caso de morte ou invalidez, conta como cobertura de danos físicos do imóvel, bem como a assistências pessoais.

O que é o Manual do Proprietário? Onde o encontro?

Manual do Proprietário é um documento fornecido pela Construtora para que o proprietário tenha todo o conhecimento necessário sobre sua própria casa. Nele, é possível encontrar informações como dicas, métodos construtivos, manutenção, restrições, prazos de garantia, entre outros. Você pode consultar o Manual do Proprietário do imóvel que foi disponibilizado no dia da entrega das chaves ou clicando aqui.

minha-casa-minha-vida-logo_ecovita_v4

Minha Casa
Minha Vida

(Casa Verde e Amarela)

Saiba Mais
img_comprar_ecovita_v9

Como
Comprar?

Veja como
img_simular_ecovita_v3

Faça uma
Simulação

Simular
img_fale-gente_ecovita_v8

Fale com
a gente!

falar agora