Afinal, negativado pode financiar a compra de uma casa?
Sair do aluguel é o sonho de milhares de pessoas, mas ao estar negativado pode ser um impedimento para realizá-lo. Saiba mais!
Primeiramente, quando pensamos em comprar um imóvel, precisamos ter em mente quais as condições financeiras possíveis para conseguir realizar esse sonho. Assim, o financiamento é a forma de conquistar a casa própria mais utilizada pelas pessoas. No entanto, será que estando negativado, ou seja, com o nome restrito é possível? Pensando nisso, separamos um material para esclarecer todas as suas dúvidas. Acompanhe!
Financiamento: requisitos básicos
Antes de tudo, você sabe o que é preciso para realizar um financiamento de um imóvel? Não? Então, confira a seguir os requisitos básicos exigidos pela Caixa Econômica Federal (CEF) como pessoa física:
-Documento oficial de identificação;
-Certidão de nascimento e estado civil;
-Comprovante de endereço atual;
-Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 (dois) meses;
Além disso, caso utilize o FGTS, também é necessário:
-Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;
-Carteira de Trabalho e Extrato de FGTS.
Logo, com essas documentações você realiza uma simulação para verificar a sua condição financeira e a possibilidade de realizar a compra financiada, cumprindo com todos os requisitos.
Negativado: posso financiar?
Bom, se você está negativado, ou seja, com nome restrito, seu financiamento é mais difícil de ser aprovado. No entanto, não é impossível. Por isso, o primeiro passo seria se planejar financeiramente para comprar sua casa própria.
Dessa forma, a primeira medida é sair da situação negativada. Ou seja, limpar seu nome. Assim, você terá mais possibilidade de que seu financiamento seja aprovado. Pois a instituição realiza uma análise justamente para saber se você tem condições para cumprir com o acordo do financiamento.
Como conquistar a casa própria
Primeiro, o planejamento financeiro é o pontapé inicial. Com isso, você e sua família poderão sonhar juntos com a casa própria, saindo do aluguel. Para isso, é preciso evitar estar com a renda no vermelho.
Por isso, organize bem as finanças, evitando gastos desnecessários. Além disso, separe uma porcentagem da renda familiar para concretizar esse plano. A partir disso, sem dúvidas, seu sonho estará mais próximo de começar.
A Ecovita pode te ajudar!
Você sabia que há programas habitacionais que podem te ajudar no sonho da casa própria? Isso mesmo! Confira os programas Casa Verde e Amarela ou Habite Seguro do governo federal. Se você cumprir com os requisitos, pode ser uma grande oportunidade para sua família sair do aluguel.
A Ecovita pode te ajudar nesse processo, realize uma simulação com a gente!