Dicas Ecovita

Como ter uma casa adaptada para a melhor idade

Veja dicas práticas para deixar o lar adaptado para idosos e garantir uma melhor qualidade de vida!

Um lar pensado para o morador

Todo mundo envelhece um dia, não é mesmo? E é pensando nisso que a melhor idade merece uma casa adaptada que atenda todas as suas necessidades, sendo preciso que os espaços sejam acessíveis e funcionais. Com algumas mudanças, é possível trazer uma maior qualidade de vida e segurança. Afinal, os idosos precisam tomar cuidado com quedas e acidentes.

E para ajudar nessa tarefa, nós trouxemos dicas para te auxiliar a deixar o ambiente adaptado para a melhor idade. Confira!

  • Cozinha integrada com a sala de jantar

Facilitar as atividades do dia a dia é a melhor proposta. Por isso, uma cozinha integrada com a sala de jantar é mais prática e facilita a livre circulação. Além disso, os utensílios domésticos devem estar a uma altura acessível para que seja dispensado o uso de banquinhos e para que o idoso não precise se abaixar muitas vezes ao dia.

  • Iluminação

A visão pode ficar comprometida nessa fase da vida, por isso é fundamental pensar na iluminação para os moradores. Coloque pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. Instalar sensor de presença nas luminárias, auxilia nas áreas de circulação noturna. Ao lado da cama, é interessante ter um interruptor que acenda uma luz central ou mostre a saída do ambiente.

  • Banheiro adaptado

Adaptar o banheiro é muito importante para os idosos, uma vez que, quanto mais avançada a idade, maior a dificuldade de levantar-se sem apoio e maior a probabilidade de usar cadeiras de rodas ou andadores. Por isso, o ideal é colocar barras de apoio próximas ao vaso e boxe. E por ser um ambiente que propicia maior contato com a água, é necessário um piso antiderrapante ou tapetes que cumpram esse papel.

  • Móveis

Para as áreas de trabalho é ideal que a superfície seja mais clara, pois quando são escuras, dificultam achar pequenos objetos sobre elas. Opte por móveis com bordas arredondadas e de preferência, que sejam fixados no chão ou paredes. Caso o idoso se desequilibre por algum motivo, é mais fácil apoiar-se nos móveis para não cair.

Uma outra dica é optar por estofados com espumas mais firmes e sofás, poltronas e cadeiras com “braços” para facilitar o sentar e levantar.

  • Área verde

E claro, a área verde não pode faltar! Alguns idosos costumam passar mais tempo em casa por motivos de saúde e não é legal ficar olhando para as paredes o dia inteiro, né? Além do mais, é uma boa opção de passatempo para deixar a mente sempre ativa e aliviar o estresse.

Agora ficou mais fácil deixar a casa adaptada para a melhor idade. Lembre-se que é sempre importante analisar as reais necessidade do morador e ver quais dicas funcionam. Gostou do nosso artigo, então continue nos acompanhando. A Ecovita está sempre pensando no melhor conteúdo para você!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site.
E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!