Finanças

Sou autônomo, posso financiar uma casa?

Saiba como comprovar renda para realizar seu sonho da casa própria. Confira!

Atualmente, o mercado de trabalho está se diversificando. A cada dia mais os trabalhadores informais, ou seja, os autônomos, estão ganhando espaço. Dessa forma, as dúvidas de como comprovar renda para realizar o sonho da casa própria costuma surgir frequentemente. Pensando nisso, a Ecovita separou as principais informações que você, autônomo, precisa levar em conta na hora de comprar sua casa em 2022. Acompanhe!

Comprovação de renda para financiamento

Antes de tudo, para realizar a compra de uma casa por financiamento, é preciso ter uma comprovação de renda. Assim, os trabalhadores formais apresentam o holerite ou contracheques, sendo o documento mais tradicional de comprovação dos rendimentos.

Com isso, os bancos e as instituições financeiras, juntamente com outros documentos realizam uma análise e simulação para garantir as condições necessárias para cumprir com requisitos de compra.

Autônomo: como comprovar renda

Por outro lado, os trabalhadores informais não possuem holerite e nem contracheques. No entanto, eles também podem apresentar outros documentos que comprovem sua renda. Veja a seguir:

-Declaração de Imposto de Renda (IR);

-Extratos bancários que comprovem a movimentação bancária;

-Documento que comprova a atividade remunerada, sendo emitido por Pessoa Física.

Comprovar renda para a Caixa Econômica Federal

Primeiramente, a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das instituições financeiras mais buscadas para financiamento de imóveis. Assim, se você é autônomo a CEF possibilita que recorra ao crédito mediante comprovação de rendimentos.

Porém, você precisa ter em conta que o valor do seu rendimento seja compatível para realizar o pagamento das prestações. Dessa forma, a CEF irá analisar também suas despesas básicas mensais, como água, luz, telefone etc.

Portanto, se você tiver registro como MEI, deve apresentar os documentos:

-Última declaração do Imposto de Renda, tanto para Pessoa Física quanto Jurídica;

-Cópia do contrato social da microempresa;

-Extratos bancários (últimos seis meses);

-Comprovação do faturamento da microempresa (últimos 12 meses), assinada por contador ou responsável financeiro.

Pronto(a) para planejar a compra da casa própria? 

Agora que você já sabe como comprovar renda sendo autônomo, que tal realizar uma simulação com a Ecovita? Podemos te ajudar a tirar todas as suas dúvidas!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site.
E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!

Posts Relacionados