Cabeceira de cama de madeira, ferro ou tecido? Faça você mesma!

Inspire-se em modelos incríveis e aprenda a fazer a cabeceira de cama com o seu estilo!


A cama é o principal item de decoração de todo quarto e, junto com ela, a cabeceira. Além da estética, as cabeceiras conferem maior conforto para o uso no dia a dia e ainda melhoram a acústica no ambiente, evitando terríveis ecos no quarto.

Mas, se antes as camas já vinham com cabeceira, nos dias de hoje, com a preferência pelas camas box, é possível escolher o seu modelo do jeitinho que preferir e, se desejar, criar a sua própria cabeceira, usando materiais econômicos e muita criatividade! Confira algumas dicas de “faça você mesmo” e se joga nas ideias:

1 – Como fazer uma cabeceira de módulos

O site Como Fazer Fácil ajuda pessoas iniciantes a aprender o passo a passo de uma cabeceira feita com módulos de tecido. Os materiais usados são tecido suede com espuma, MDF/MDP/Compensado ou Virola, grampos e outros materiais.

As cabeceiras geralmente são alguns centímetros maiores do que a largura das camas, portanto lembre-se de tirar as medidas corretas na hora de fixar na parede de sua casa, levando em consideração o tamanho da sua cama (solteiro, casal, queen, king size e etc.).

Foto: Pixabay/Divulgação

2 – Como fazer uma cabeceira com pinus

Marilza Gusmão, do blog Minha Casa Mais Colorida, ensina o passo a passo e as medidas exatas para fazer e fixar a sua cabeceira de pinus. Ela destaca que a altura certa e a medida da cama devem ser levadas em consideração. Revestimentos e móveis em madeira estão sendo cada vez mais utilizados na decoração, pois proporcionam um ar de aconchego, ideal inclusive para quartos. Além disso, o tom da madeira contrasta com as cores mais usadas no momento: o cinza, e ainda garante harmonia com qualquer cor que você deseja investir na decoração.

O pinus, por sua vez, é uma madeira mais barata e pode ter origem reflorestada, contribuindo com o planeta, e apresenta uma coloração clara, perfeita para combinar com cores mais vibrantes e equilibrar o uso do preto, que ganhou destaque com os móveis de ferro inspirados no estilo industrial. Lembrando que a tonalidade da madeira pode ser alterada com o uso de um verniz, que é encontrado em diversas cores.

Na foto acima a madeira está em sua tonalidade natural. Aliás, se você optar por usar o pinus sem envernizar, lembre-se de passar a cera de carnaúba a cada seis meses, para prolongar a vida útil do seu móvel. No caso da Marilza, ela comprou uma placa de pinus que veio apenas lixada, então foi preciso selar conforme a orientação do fabricante.

Foto: Marilza Gusmão/Reprodução Minha Casa Mais Colorida

3 – Como fazer uma cabeceira de ferro (usando PVC)

Inspirado na decoração com estilo industrial, que está em alta no momento, as cabeceiras de ferro ganharam destaque para compor o estilo do quarto. Como a cabeceira possui linhas finas e simples, a ideia é combinar com uma parede colorida, ou com a pintura que imita o cimento queimado, mas também pode ganhar harmonia simplesmente com o uso de travesseiros e almofadas coloridas sobre a cama.

O fotógrafo Luiz Ricardo ensinou a fazer uma cabeceira usando cano PVC de 25mm com menos de R$200,00, em seu canal do Youtube. Embora a cor preferida seja a preta, a cabeceira já ganhou destaque na decoração com as cores douradas e amarela. O Pinterest é uma rede social de decoração e você pode se inspirar em várias ideias de composição de cores no ambiente fazendo uma busca por lá, e depois procurar no Youtube como fazer, como este outro tutorial do Lar Doce Ana. Portanto, se o seu coração bate mais forte por esta cabeceira estilo industrial, use a criatividade e invista na melhor opção para você!

Foto: Lar Doce Ana/Reprodução Pinterest

4 – Como fazer uma parede de cimento queimado

E se você viu todas essas fotos, já deve ter percebido que a cor cinza está em alta na decoração. Considerado o “novo preto básico”, o cinza é uma cor neutra, ou seja, combina com qualquer outra cor. O estilo industrial também trouxe como referência o cimento queimado, efeito que pode ser conquistado na pintura usando uma massa corrida com pigmentos da cor desejada, mas exige uma certa expertise na hora de aplicar na parede.

É por isso que a Ana, do canal do Youtube Lar Doce Ana, gravou um vídeo ensinando a fazer a parede de cimento queimado, a pintura queridinha do momento, com apenas R$60,00. O vídeo foi divulgado há alguns anos, então vale a pena cotar na sua região o preço atualizado da tinta certa para o efeito cimento queimado, que já pode ser encontrada em diversas marcas e com grande variedade de custo.

Para quem curte uma decoração colorida, usando almofadas que contrastem com a cor cinza da parede é uma ótima opção. A vantagem é que a pintura da parede já dá o efeito decorativo para o quarto e não precisa investir numa cabeceira para ficar lindo.

ecovita-quarto-confortavel

Mais conforto no quarto

Confira as dicas do que não pode faltar neste espaço para ser aconchegante e confortável!

Ler Artigo

Mais conforto no quarto

Confira as dicas do que não pode faltar neste espaço para ser aconchegante e confortável!

Pronto(a) para colocar a mão na massa e criar a sua cabeceira?

Agora ficou mais fácil decorar o seu quarto do jeitinho que sempre sonhou, não é mesmo? Nós temos muitos outros conteúdos sobre “faça você mesmo” e decoração em nosso site, para você ficar por dentro das novidades. E lembre-se, se quiser realizar o sonho da casa própria, fale com a gente!

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site. E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!