Confira o que fazer após perder o seu cartão
Orientações e dicas para se proteger financeiramente ao ter o cartão perdido ou roubado
Seja em casos de roubo, golpe ou mesmo quando esquecemos em algum lugar, perder um cartão é sempre uma situação estressante e perigosa.
Afinal, há um risco enorme de ter seus dados bancários expostos − e, o pior: usados de maneira fraudulenta. Em seguida, explicamos as principais medidas que você deve tomar para proteger suas finanças e evitar sofrer maiores prejuízos. Entenda e previna-se!
Cartão perdido: saiba como proteger sua conta
Antes de mais nada, mantenha a calma! Essa é uma situação bastante comum, e existem várias maneiras de minimizar os riscos e impedir que alguém acesse sua conta bancária. Procure seguir rapidamente os passos abaixo:
- Bloqueie ou cancele o cartão
Sem dúvida, é a primeira atitude a tomar. Entre em contato com o seu banco ou instituição financeira imediatamente e explique o ocorrido. Com a linha de débito ou crédito bloqueada, ninguém poderá realizar transações com o seu dinheiro.
- Cheque sua fatura
Em segundo lugar, é importante conferir as últimas compras registradas. Procure por débitos suspeitos, considerando não só o valor gasto, como também data, horário e estabelecimento. Se identificar algo errado, volte a informar a instituição bancária responsável.
- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O)
Acione a delegacia mais próxima ou faça online, mas não deixe de abrir um B.O! Talvez você não saiba, mas esse registro é um comprovante oficial no caso de cobranças indevidas recebidas em seu nome. Além disso, ele pode ser exigido em pedidos de reembolso.
Cartão seguro e protegido!
Ufa! Agora que você já tomou as precauções necessárias, que tal conferir alguns cuidados para não ter novamente o cartão perdido, roubado ou clonado? Olha só:
- Evite compartilhar informações bancárias pessoais – principalmente através de mídias digitais como o WhatsApp;
- Prefira fazer compras online utilizando meios de pagamento mais seguros, a exemplo do pix ou o cartão de crédito virtual;
- Redobre a atenção com as finanças! Procure conferir seu extrato regularmente. Aplicativos ou serviços que enviam notificações a cada transação também são uma boa pedida.
Falando nisso, criar e manter um planejamento financeiro é importante para ajudar a controlar os gastos e ter um orçamento mais equilibrado. Aproveite para ler nossas dicas de apps sobre organização financeira!