A Ecovita Construtora faz parte da iniciativa Carbon Free Brasil, que tem como missão tornar as empresas melhores para o mundo. Dessa forma, buscamos compensar as emissões de carbono emitidas pelo escritório Matriz, localizado na cidade de Bauru.
De acordo com o inventário fornecido pela empresa parceira, entre os meses de abril de 2022 e março de 2023, neutralizamos 11,986 toneladas de CO2eq, que resultarão na regeneração de 240 m² de Mata Atlântica e o respectivo plantio de 40 árvores nativas. A compensação foi realizada junto com o Instituto IPE- Instituto de Pesquisas Ecológicas, no município de Teodoro Sampaio-SP.
A neutralização ocorre por meio do plantio, de forma que as árvores fixarão, ao longo de seu crescimento, a mesma quantidade de carbono emitido pelas atividades empresariais no ano inventariado.
Saiba mais: Ecovita é parceira para compensar emissão de carbono
Cálculo de Gases de Efeito Estufa
Foram consideradas para cálculo 100% das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) das operações sobre as quais a empresa tem controle operacional. Neste ano, foram levadas em conta as atividades relacionadas ao Escritório Matriz, em Bauru, sendo elas: combustão móvel (20,1% do total) e consumo de energia (79,9%).
De forma geral, como a frota já consiste em automóveis abastecidos a etanol, o cenário observado são emissões de CO2 majoritariamente biogênico, ou seja, que não contribuem para o agravamento do efeito estufa por integrarem o ciclo natural do carbono.
Essa medida, já implementada de forma eficiente pela Ecovita, evitou a emissão de aproximadamente 56 toneladas de CO2eq caso estivéssemos tratando de uma frota que utilizasse somente combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, ou seja, quase 30 vezes a quantidade emitida pelo cenário real da empresa. Isso comprova, portanto, a importância desse tipo de estratégia em uma agenda ESG.
Em março deste ano, a construtora participou do plantio organizado pela Carbon Free Brasil, realizado em Itapetininga. Relembre como foi.