Enrolado com a fatura do cartão de crédito? Descubra como limpar seu nome e organizar a vida financeira
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atualmente mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas. A principal consequência de ter o nome negativado é a dificuldade de acesso ao crédito — o que pode atrapalhar bastante quando o assunto é adquirir a casa própria.
Se essa é a sua realidade, preparamos este artigo para te ajudar! Em seguida, explicamos como você deve proceder para quitar possíveis dívidas, controlar os gastos e organizar sua vida financeira.
Saiba como limpar seu nome
Montamos um passo a passo para te orientar a acabar com a inadimplência e ficar no controle do seu orçamento. Confira:
- Antes de mais nada, conheça suas dívidas! Afinal, não há como quitar um débito sem saber que ele está pendente. Conheça e anote tudo: não só o credor e o valor que estiver devendo, mas também preste atenção às taxas de juros.
- Em segundo lugar, tente negociar. Você pode fazer isso entrando em contato com o banco ou instituição credora. Outra opção é participar de um feirão feirão Limpa Nome, evento promovido pelo Serasa com o fim de auxiliar ambas as partes de uma dívida (credor e devedor) a chegar em um acordo.
- Agora, resta estabelecer as prioridades no orçamento, selecionando as dívidas com juros maiores. Dessa forma é possível diminuir as contas aos poucos.
Dicas para organizar as finanças
Você sabe qual é o motivo principal para os brasileiros se endividarem? Se a resposta foi “cartão de crédito”, acertou. Pensando nisso, trouxemos três dicas que podem ajudar a ter um uso mais equilibrado do seu ou seus cartões.
- Evite gastar mais do que você ganha
A sugestão aqui é somar os limites dos cartões de crédito seu e dos familiares, se algum deles possuir um ou mais. O ideal é que esse resultado não seja maior do que a renda mensal da família.
- Mantenha uma reserva de emergência
Ainda não criou a sua? Escolha o cartão com o limite mais alto que tiver acesso e use-o somente em casos urgentes. Afinal, imprevistos acontecem.
- Imponha limites (para você e no cartão!)
Procure definir não apenas o valor máximo de crédito disponibilizado a você, mas também imponha um teto para os gastos com o cartão ou no dia a dia, ou no mês.
Boletos pagos e nome limpo!
Legal, né? Conforme adiantamos, quitar dívidas pendentes é fundamental para conseguir acesso a diversos financiamentos. Com toda a certeza, com nome limpo você fica muito mais perto de realizar o sonho da casa própria. Nessa hora, conte com a gente!