Você sabe como fazer para conviver bem com os seus vizinhos?
Confira as nossas dicas!
Seja em um condomínio ou não, ter uma boa convivência é fundamental para evitar problemas ou situações embaraçosas. Pensando nisso, as atitudes baseadas no respeito e na empatia fazem a diferença no convívio com os vizinhos. Destacamos a seguir os principais pontos que refletem a boa convivência na vizinhança. Confira!
1 – Ruídos na vizinhança e limites para barulhos
Embora uma questão delicada, o bom senso sempre deve prevalecer para estabelecer os limites para barulhos. A Lei nº4.092, por exemplo, faz o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos. É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei, das 22h às 7h o limite é de 45 decibéis em zonas residenciais urbanas. O desrespeito aos limites de barulho pode resultar em punição com advertência e até multas.
Em geral, conversas em tom alto, música alta e até mesmo portas batendo podem gerar incômodo na vizinhança e valemos sempre do bom senso para evitar reclamações.
2 – Cuidados com os pets
Bichos de estimação fazem parte dos lares brasileiros e são considerados como membros da família, mas também merecem cuidado e atenção para manter a cordialidade com a vizinhança. Atente-se para a limpeza adequada, principalmente ao andar na rua. Lembre-se de recolher as necessidades do seu bichinho!
3 – Respeito e empatia devem prevalecer
Convivemos com os vizinhos mais do que com familiares distantes, portanto, é uma relação que merece cuidado ou podemos ter problemas. De fato, viver em constante conflito não é agradável para ninguém, é por isso que o respeito mútuo é sempre o melhor caminho para driblar as dificuldades e construir laços saudáveis com a vizinhança. Agir com empatia é tratar o outro da forma como você gostaria de ser tratado, reconhecendo também os limites das nossas ações e das ações alheias para conosco. Isso fortalece a confiança em um relacionamento e torna a convivência mais harmoniosa.
4 – Gentileza gera gentileza
Não custa ser gentil, cumprimentar o vizinho e se mostrar à disposição caso ele precise de algo. Esteja atento também a situações que possam gerar incomodo, por exemplo, deixar o lixo na lixeira do vizinho, estacionar próximo à garagem dele, entre outras. Não se esqueça, trate o outro da forma como você gostaria de ser tratado.
É hora de colocar em prática!
Pronto(a) para fazer a sua parte e gerar uma boa convivência com os seus vizinhos? A Ecovita terá o maior prazer em ajudá-lo a encontrar a casa própria dos seus sonhos. Fale com a gente e conheça nossas formas de financiamento!
Pronto(a) para colocar a mão na massa e criar a sua cabeceira?
Agora ficou mais fácil decorar o seu quarto do jeitinho que sempre sonhou, não é mesmo? Nós temos muitos outros conteúdos sobre “faça você mesmo” e decoração em nosso site, para você ficar por dentro das novidades. E lembre-se, se quiser realizar o sonho da casa própria, fale com a gente!