Pegboard: faça você mesmo o painel perfurado para organização

modelo de pegboard

Aprenda a fazer um pegboard, o painel perfurado que ajuda na organização da sua casa e ainda dá um toque decorativo ao ambiente!


Versátil e funcional, o pegboard é um painel usado para organização de utensílios e acessórios, que se adapta a qualquer ambiente e pode ser usado com nichos, cestas, ganchos, porta-canetas, prateleiras e diversas outras opções, todos pendurados ou acoplados. Legal né? Tendência na decoração, esse tipo de painel segue a ideia da tão necessária organização que desejamos (e precisamos!) ver na nossa casa. Além disso ele é dinâmico: os pinos podem ser trocados de lugar e você muda a organização de acordo com a necessidade. Gostou da ideia? Então confira como fazer o seu próprio pegboard a seguir!

 

Como fazer um pegboard de MDF

Para começar, escolha uma placa de MDF (pode ser também uma folha de contraplacado e até mesmo a madeira de algum armário velho) e certifique-se de que o tamanho dará certo com o local/parede que você deseja fixá-lo. Você também vai precisar de prateleiras de madeira e alguns pinos para apoiá-las.

Marque de maneira assimétrica no MDF ou no contraplacado onde serão feitos os buraquinhos do pegboard e faça os furos com a broca da furadeira. Se preferir, lixe a placa e pinte da cor de sua preferência. Em seguida, pendure-o na parede usando parafusos ou apoiadas em vigas de madeira. Finalmente, coloque os pinos nos buracos e apoie as prateleiras conforme desejar.

 

Painel perfurado ou chapa perfurada: o pegboard é tendência!

Usado há muito tempo para pendurar ferramentas, a chapa perfurada era popular nos Estados Unidos nos anos 1950. Você já deve ter visto nos filmes e na tevê. E agora, com um toque de decor, virou o queridinho da organização. O legal é que você pode trocar o lugar onde coloca os pinos e fazer do pegboard algo dinâmico. Além disso, você também pode pintar a madeira antes de pendurá-la na parede para que ela combine ainda mais com a decoração da sua casa.

 

Tutoriais em vídeo que valem a pena

Você ainda pode acessar diversos tutoriais no Youtube de blogueiros que fizeram o pegboard com diferentes materiais e para diversas finalidades, como este vídeo da Ana Carvalho produzido em eucatex para o seu ateliê, da Alessa Mori, que usou canaletas de PVC nas laterais e explica tudo em seu canal, ou as dicas do Paulo Bianchi para posicionar e montar o seu painel sem erro. Vale a pena conferir!

E se ficou com dúvida ainda, a designer de produto e interiores Luana Sales também gravou um vídeo bem explicadinho no canal De Apê Novo mostrando o passo a passo do seu pegboard e a Karla Amadori, do Diycore, mostra todo o processo de produção. Incrível, não é mesmo?

Imagem com foca na mão de uma mulher jogando as sementes em um vaso

Horta caseira: faça a sua!

Saiba o que plantar e como cuidar do solo e da luminosidade para a sua horta dar certo!

Ler Artigo

Horta caseira: faça a sua

Confira as dicas do que não pode faltar neste espaço para ser aconchegante e confortável!

Então, pronto(a) para colocar a mão na massa e criar o seu pegboard?

Agora ficou mais fácil organizar seus acessórios e utensílios de um jeitinho especial, não é mesmo? Nós temos muitos outros conteúdos sobre “faça você mesmo” e decoração em nosso site, para você ficar por dentro das novidades. E lembre-se, se quiser realizar o sonho da casa própria, fale com a gente!

 

Foto: Reprodução/Aspyn Ovard House Makeover Vintage Revivals

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site. E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!