12 siglas do mercado imobiliário
Veja lista com as nomenclaturas que você precisa conhecer antes de comprar a casa própria
Para você que está pensando em comprar a casa própria, podem surgir algumas dúvida, né? Por isso, entender as siglas do mercado imobiliário poderá te ajudar a entender melhor sobre os processos e as etapas que envolvem a aquisição de um imóvel e as taxas aplicadas, principalmente quando envolvem créditos e financiamentos imobiliários. Dessa maneira, o processo fica mais rápido e você sente mais segurança nas tomadas de decisão. Vamos lá?
-FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
Tem a função de proteger o trabalhador através da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Em alguns casos, pode ser usado na compra da casa própria.
-SAC (Sistema de Amortização Constante)
Sistema responsável pelo pagamento das dívidas baseado em parcelas de amortização iguais com prestação e juros decrescentes.
-IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Este é um imposto cobrado das pessoas que possuem um imóvel urbano, pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer imóvel localizado na região urbana.
-TR (Taxa Referencial)
Taxa de juros de referência criada no Governo Collor de Mello, cujo objetivo era combater a hireinflação da época.
-IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)
Indicador das variações de preços no Brasil no decorrer do ano; este Indicador é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV – IBRE).
-ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)
Tributo municipal obrigatório com o qual o munícipe deve se responsabilizar ao comprar um imóvel.
-INCC (Índice Nacional de Custo de Construção)
Responsável pela medição da variação dos custos dos insumos utilizados em construções habitacionais e civis.
-INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Responsável por demonstrar a variação do custo de vida no Brasil, com recortes específicos.
-RI (Registro de Incorporação)
Responsável por validar a venda de um imóvel durante e após a sua construção; a ausência desse registro faz qualquer transação imobiliária se transformar em ilegal.
-SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos)
Linha de créditos voltada para a compra de imóveis novos e/ou usados, em construção e/ou em reforma e de terrenos.
-SFH (Sistema Financeiro da Habitação)
Programa de financiamento habitacional brasileiro para facilitar aquisição, reforma ou a construção de imóveis residenciais no Brasil.
-SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)
Órgão vital do mercado imobiliário responsável por garantir o seu bom funcionamento e a acessibilidade a indivíduos que queiram financiar um imóvel.
Pronto(a) para comprar a casa própria?
Agora ficou mais fácil entender as nomenclaturas e as siglas que envolvem a compra de um imóvel, não é mesmo? Nós temos muitos outros conteúdos em nosso site, para você sempre ficar por dentro das novidades. E lembre-se, se quiser realizar o sonho da casa própria, fale com a gente!