Pintar o lar não é uma tarefa fácil. Para isso é necessário conhecer bem o tipo de tinta que você vai usar para cada ambiente da sua casa. Confira!
Você sabia que há vários tipos de tintas para cada ambiente da sua casa? Pois é, para cada necessidade, há um tipo de tinta diferente. Por isso, é importante entender a finalidade de cada uma e como realizar a aplicação da melhor forma para não sair no prejuízo. Pensando nisso, na hora de pintar as paredes da casa pense bem em qual escolher para cada ambiente, renove gastando pouco e selecione a que possui todas as características que a sua família precisa. Vamos conferir as melhores opções para o seu lar?
1 – Látex PVA: a tinta para o quarto e a sala
A tinta látex, por não ser resistente à umidade, é indicada para pintar ambientes internos secos, como os quartos ou a sala, sendo aplicada em superfícies de alvenaria e gesso. Por conta disso, costuma ser uma das opções mais utilizadas nas paredes internas dos lares de muitas famílias, já que possui características valiosas na hora de decidir:
-Aplicação fácil;
-Rápida secagem;
-Não possui cheiro forte;
-Acabamento fosco;
-Econômica.
2 – Acrílica: ideal para a cozinha, banheiro e áreas externas
É hora de pintar a cozinha, banheiro e áreas externas da casa e você não sabe qual tinta usar? Em primeiro lugar, precisamos buscar uma que seja resistente à umidade, ou seja, impermeável. A tinta acrílica é perfeita para esses ambientes por justamente possuir essa característica. Então, vamos conferir suas vantagens:
-Resistente à umidade e condições climáticas intensas;
-Rápida secagem;
-Limpa fácil;
-Possui ótima cobertura;
-Ajuda a disfarçar as imperfeições;
-Resiste ao mofo.
3 – Lavável: recomendada para o quarto das crianças
Lavável ou superlavável, uma outra opção que, como o próprio nome diz, é lavável. A grande vantagem deste tipo de tinta é que garante a diversão das crianças, afinal, elas podem desenhar à vontade nas paredes. Depois, basta lavar! Isso mesmo, ela é de fácil remoção de manchas de lápis, canetas, giz, além de alimentos ou bebidas. Também possui diversas características importantes como:
-Aplicação fácil;
-Rápida secagem;
-Não absorve líquidos;
-Quase não tem cheiro.
Decidiu a tinta, qual a quantidade que deve ser usada?
Depois de escolher a tinta e as cores desejadas, vamos começar a aplicação, mas para isso, temos que calcular a quantidade necessária para evitar desperdícios de material e gastos de dinheiro. Antes de tudo, calcule os metros quadrados das paredes (altura x largura) que serão pintados e quantas demãos serão necessárias. Lembre-se: quanto mais tinta, mais intensa será a cor da sua parede.
Em seguida, confira na embalagem da tinta as orientações da quantidade de metros quadrados disponíveis para você pintar. Dessa forma, você saberá quantos litros de tinta precisará para pintar cada ambiente.
Afinal, pintar a casa ficou mais fácil?
Depois dessas informações, pronta(o) para começar a pintar as paredes da sua casa? Já sabe qual tinta usar, como aplicar e a quantidade desejada. Agora, é hora de colocar a mão na massa e mudar o visual dos ambientes com a cara da sua família!