Horta caseira: como cultivar em pequenos espaços
Saiba o que plantar e como cuidar do solo e da luminosidade para a sua horta dar certo!
Desde o começo da pandemia, muitos moradores têm procurado desenvolver atividades que sejam uma distração e uma forma de se conectar com a natureza, a horta dentro de casa é um desses exemplos! Cultivar uma horta, além de ajudar a controlar o estresse, nos permite pensar em alternativas aos problemas e também favorece a conexão com nós mesmos, é o que diz Jennifer Atkinson, professora da Universidade de Washington, em sua pesquisa Nature, Fantasy, and Everyday Practice. Portanto, confira o passo a passo para ter a sua!
1- Defina um local para sua horta
Antes de tudo, é importante escolher o local onde a sua horta será feita, de preferência em um espaço de fácil acesso para que os cuidados sejam feitos de forma adequada. Se você não tem um quintal, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos.
Aliás, o tamanho do vaso varia de acordo com o que será plantado, sendo possível saber se ele precisa ser maior ou menor pela raiz. Frutas, por exemplo, precisam de vasos maiores.
2- Cuide do solo
A terra da sua horta precisa de cuidados e adubo. Você pode comprar a terra já adubada ou enriquecê-la com adubos orgânicos, como húmus de minhoca.
De acordo com o livro Horta em Pequenos Espaços, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), “um solo fértil deve apresentar uma quantidade razoável de matéria orgânica, deve reter água e ser permeável, e ainda apresentar os minerais essenciais para o cultivo.”
3- Escolha o que plantar
Uma boa sugestão são as hortaliças que possuem a parte aérea comestível e um ciclo de vida curto, como: salsa, cebolinha, coentro, alface, rúcula, entre outras. E as hortaliças com fruto, como pimentão, tomate e pimentas são interessantes também.
www.greenpeace.org
4- Atenção à luminosidade!
A iluminação é mais importante do que você imagina. O local da sua horta deve receber luz do sol em pelo menos um período do dia, para que as plantas realizem a fotossíntese para completar seu ciclo de desenvolvimento.
A luz interfere diretamente no crescimento, na produção e floração das plantas. As hortaliças folhosas, em geral, precisam de cerca de 5 horas de luz para a produção, sendo caracterizadas plantas de dias curtos. No entanto, o ideal é pesquisar sobre a preferência das espécies que você escolheu.
5- É hora de cuidar!
Depois de seguir as etapas anteriores, não deixe de ficar de olho e acompanhar diariamente o crescimento da sua horta. As hortaliças devem ser regadas todos os dias, mas com muito cuidado. Se ela estiver murchando, por exemplo, pode ser sinal de pouca água. Se estiver apodrecendo, pode ser excesso de água ou pouco sol.
MÃO NA TERRA
E aí, o que achou do passo a passo? Ter uma horta em casa é mais fácil do que muitos imaginam, basta ter cuidado e dedicação para as hortaliças crescerem saudáveis. Esperamos que dê certo! Inclusive, em nosso site você encontra um conteúdo para fazer um jardim em casa sem gastar muito. Não deixe de conferir!
Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando. Trazemos sempre novidades!