Dicas Ecovita

Saiba como cuidar do lixo doméstico

O descarte dos resíduos que produzimos em casa tem consequências para o meio ambiente e você pode agir da maneira correta!

Toda ação tem uma reação e quando o assunto envolve lixo doméstico, a forma como o morador o descarta impacta diretamente no meio ambiente. O Brasil produz quase 8 milhões de toneladas de lixo por ano, segundo a Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Pensando nisso, separamos algumas atitudes para você começar a praticar desde já e incentivar toda a família. Confira!

 

  • Separe o lixo orgânico do reciclável

É uma atitude tão simples, mas que faz uma enorme diferença. Sabe por quê? Além de contribuir para que determinados tipos de lixo, como o plástico, não parem em aterros sanitários, gerando mais poluição, você coopera com a reciclagem correta dos dejetos.

Inclusive, grande parte do lixo reciclável se transforma em embalagens e se houver alimento orgânico misturado, elas podem ser contaminadas.  Então já sabe, né? Tenha sempre dois lixos em casa: um para os orgânicos e outro para os recicláveis.

Nos recicláveis, jogue: papéis (papelão, jornal, dentre outros), plásticos, metais e vidros (que devem estar embalados no jornal ou papelão para não machucar quem for manusear).

É muito importante deixar todas as embalagens bem secas e limpas antes do descarte. Os papéis, além de secos, não devem estar amassados. E as garrafas pets podem estar amassadas para facilitar o trabalho dos responsáveis da coleta.

Para descartar os recicláveis, verifique o serviço de coleta seletiva da sua cidade ou os eco pontos. Não jogue-os junto com o lixo orgânico!

  • Não jogue o óleo de cozinha na pia

O óleo de cozinha é uma substância altamente poluente e jogá-lo na pia compromete a qualidade de milhares de litros de água. De acordo com a Sabesp, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Portanto, para o descarte correto, o ideal é separar o óleo usado em um recipiente e levá-lo até um ponto de coleta específico. Em algumas regiões também é possível contratar o serviço de coleta em domicílio.

Você sabia que o óleo também pode ser reaproveitado em casa para fazer sabão? Veja o vídeo com o passo a passo!

  • Tenha cuidado ao descartar resíduos perigosos

Isso inclui vidro quebrados, pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas, entre outros. Esses materiais envolvem riscos tanto para quem manuseia quanto para a natureza. Desta forma, caso precise descartar cacos de vidro, coloque os pedaços dentro de garrafas pet ou enrole-os em várias camadas de jornal, assim evita que alguém se machuque.

As lâmpadas, pilhas, baterias e objetos eletrônicos também exigem um cuidado específico. O ideal é encontrar estabelecimentos que fazem a coleta. Alguns supermercados e lojas que vendem esses produtos possuem um espaço destinado a isso, procure na sua cidade!

A Ecovita, por exemplo, se preocupa com o meio ambiente e por isso temos um ponto de coleta de pilhas e baterias usadas para que os colaboradores façam o descarte correto desses materiais.

  • Repense o seu consumo

Que tal começar a pensar na forma como você consome para evitar desperdícios? Antes de ir ao mercado, veja bem quais são os itens necessários e quais podem ser aproveitados. Assim, você evita comprar em excesso e descartar alimentos que acabam vencendo antes de serem consumidos.

Uma outra dica é congelar em porções aquilo que não será consumido a curto prazo. E, claro, não esqueça de incentivar todos de casa, inclusive as crianças. Praticar a sustentabilidade pode começar desde cedo!

Aplique os 5 Rs da sustentabilidade

Repense, reduza, reuse, recuse e recicle. Comece a aplicá-los no seu dia a dia! Afinal, é preciso repensar o nosso jeito de viver; recusar os produtos/serviços que não são comprometidos com a natureza e o meio ambiente; reduzir o volume de lixo de nós geramos; reutilizar os produtos que compramos; e reciclar tudo aquilo que for possível. Faça a sua parte! E se quiser saber mais sobre o assunto, confira outras atitudes sustentáveis que separamos.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site.
E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!