Atividades para crianças nas férias: dicas simples para os pais

Crianças deitadas felizes e sorrindo

Saiba como entreter os seus filhos durante as férias escolares


As férias escolares chegaram e os pequenos estão em casa cheios de energia para gastar. Por isso, preparamos este conteúdo para os pais que buscam dicas de atividades para crianças durante este período. Que tal manter seus filhos entretidos com atividades educativas e que estimulam o desenvolvimento?

1. Passeios culturais

Aproveite a presença dos filhos em casa para incentivar passeios culturais! Teatro e cinema são algumas opções fáceis que podem atrair a atenção das crianças por algumas horas. Ao mesmo tempo, estas atividades ainda aumentam o repertório cultural e incentivam a criatividade!

Uma visita ao museu municipal, por exemplo, também pode ser uma das atividades para os pequenos. Promover este tipo de passeio garante que a educação seja divertida e prazerosa para o seu filho.

2. Cozinhar

Mão na massa! Cozinhar com as crianças traz benefícios em diversas áreas. Em primeiro lugar, ao incluir a criança no preparo de um novo alimento é possível diminuir a rejeição a este. A atividade na cozinha torna a criança mais interessada por novos sabores e texturas.

Ao mesmo tempo, a prática na cozinha ajuda a aumentar a coordenação motora e cria um laço entre os filhos e seus pais. Legal, né?

Pais com as crianças cozinhando. Atividade para as férias

3. Cuide de pequenas plantas

Incentivar o plantio é uma das opções simples e acessíveis para crianças nas férias. Sendo assim, com algumas sementes é possível criar um passatempo criativo e que incentiva a responsabilidade e cuidado da criança.

E ainda é possível inovar: plante temperos que podem ser cultivados em vasos e incluídos na alimentação dos pequenos. Manjericão, alecrim e orégano, por exemplo, não exigem cuidados muito elaborados e podem entreter as crianças por algum tempo!

4. Incentive a leitura

Por fim, uma visita à biblioteca pode ajudar seu filho a criar o hábito de leitura. Vale lembrar que a leitura não deve ser uma obrigação ou castigo. Por isso, o ideal é encontrar um livro que a criança goste e incentivar a leitura.

Uma opção é começar este programa lendo para o seu filho, inclusive, pode até incrementar o momento utilizando fantoches ou criando um ambiente gostoso para a leitura.

Crianças brincando em espaço kids

Monte o cantinho das crianças!

Separamos algumas dicas para criar este espaço com criatividade e manter a ordem do lar.

Ler Artigo
Ilustração de duas fotos que representam o cantinho das crianças

Monte o cantinho das crianças!

Separamos algumas dicas para criar este espaço com criatividade e manter a ordem do lar.

Pronto para aproveitar as férias com as crianças?

Um bom passeio junto à natureza ou atividades ao ar livre também são uma ótima opção de atividades para crianças nas férias. E se você procura um imóvel para construir boas memórias com os pequenos, não deixe de falar com a gente!

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site. E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!