Finanças

Como cortar gastos para comprar a casa própria?

Pequenas atitudes podem te ajudar a ter um orçamento mais saudável 

Gastos devem ser cortados

Quer ter a sua casa própria? Bom, para isso é preciso planejamento e esforço. Afinal, não se compra um lar de uma hora para outra e, muitas vezes, é preciso cortar gastos para realizar o grande sonho.

Mas não se preocupe, se você e sua família adotarem medidas simples, é possível enxugar o orçamento e conseguir guardar dinheiro. Confira algumas dicas!

1. Anote todos os gastos

Anotar todos os gastos é realmente colocar no papel exatamente todas as despesas! Pense da seguinte forma, para dar entrada na casa própria é preciso entender o quanto você pode pagar sem comprometer a sua qualidade de vida. E só ir anotando e entendendo como o seu dinheiro está sendo utilizado. Para os mais tecnológicos, o aplicativo Organizze Gastos pode te ajudar nessa tarefa!

2. Corte gastos supérfluos

Entende-se como supérfluos tudo aquilo que não traz benefício permanente ou duradouro. Ou seja, um cafezinho, um balde de pipoca no cinema, almoços fora de casa, bar com os amigos, brinquedos fora de época para os filhos, tudo isso pode ser evitado e controlado. Não é preciso deixar o lazer de lado, mas deve-se pensar de maneira mais inteligente.

Faça igual foi descrito na dica anterior, anote quais são os gastos mais frequentes e veja o que dá para diminuir. Por exemplo, só de almoço/jantar fora de casa você percebe que tem uma despesa de R$400,00 no mês. Comece a cozinhar mais e escolha apenas dois dias no mês para comer em um lugar diferente.

Atitudes assim fazem diferença no orçamento.

3. Revise preços

Análise quais valores podem ser diminuídos, como o plano de celular e de televisão. Muitas vezes é viável encontrar pacotes que tenham opções melhores de acordo com o seu uso. No caso da televisão, se os moradores quase não assistem, por que pagar para ter uma variedade de canais?

4. Procure uma renda extra

Agora pode ser um bom momento de fazer uma renda extra. Venda móveis ou objetos que não tenham mais funcionalidade para você. Uma outra opção é tentar investir em algum hobby que possa te dar retorno. Cozinhar pode abrir inúmeras possibilidades de venda, se aventure!

5. Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande vilão! Sempre que der, pague suas compras no dinheiro ou no débito. Use o crédito apenas em casos urgentes ou quando essa for a única opção de pagamento (como em lojas online). A não ser que o estabelecimento ofereça boas condições, como parcelamento sem juros.

Mas não se esqueça! É bem mais fácil controlar as finanças quando você gasta apenas o que tem na conta bancária.

Pronto para cortar gastos?

E aí, está preparado para administrar melhor o dinheiro? Com as nossas dicas ficou mais fácil atingir o sonho de conseguir comprar a casa própria.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site.
E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!