Economia doméstica: diferença entre consumo e consumismo

Economia doméstica: diferença entre consumo e consumismo

A forma como você lida com a economia doméstica pode fazer a diferença na hora de comprar a casa própria!


 

Equilíbrio na hora de gastar

Você já parou para pensar que a economia doméstica da sua família pode influenciar na compra da casa própria ou até na hora de pagar as prestações do seu novo lar? Pois é! Este tipo de economia impacta diretamente a vida de todos.

E neste processo, devemos nos perguntar como compramos e como consumimos. Afinal, quando não temos uma resposta muito clara, pode ser um sinal de que as finanças precisam de atenção.

Então, para te ajudar a ter um controle financeiro e a realizar o sonho da casa própria, primeiro devemos entender a diferença entre consumo e consumismo. Vamos lá?

Um automóvel popular, com preço adequado à renda e IPVA mais em conta, resolveria o problema.  Certo? Nem tanto. O que acontece é que muitos optam por modelos mais modernos e acima do que se pode pagar. Ou seja, o consumismo está falando mais alto.

Economia doméstica: diferença entre consumo e consumismo

Freepik

Consumo x Consumismo

Apesar de parecidas, há algumas diferenças. A palavra consumo é usada para caracterizar um processo de compra de um produto ou serviço. Já o termo consumismo tem muito a ver com a forma como consumimos. Pode-se dizer que é uma maneira pejorativa de identificar um processo de consumo em excesso e, geralmente, sem necessidade.

Quer um exemplo? Alguém tem o interesse de comprar um carro para conseguir chegar ao trabalho no horário e voltar mais cedo para casa. Logo, se essa necessidade é ter apenas um veículo com o objetivo de locomover-se com mais facilidade, qualquer veículo serve.

Um automóvel popular, com preço adequado à renda e IPVA mais em conta, resolveria o problema.  Certo? Nem tanto. A realidade é que muitos optam por modelos mais modernos e acima do que se pode pagar. Ou seja, o consumismo está falando mais alto.

 

Como manter a economia doméstica em dia?

O importante é saber diferenciar a necessidade e o desejo. A necessidade normalmente é algo essencial e básico, sendo um dos principais motivos para a maioria dos nossos gastos. São as contas de casa, a escola dos filhos, a compra do mercado, etc.

Já o desejo está diretamente ligado com o consumismo, tem a ver com os sonhos ou algo que podemos viver sem, porém desejamos ter. E para ajudar a manter um equilíbrio, confira algumas dicas:

  • Reflita antes de comprar

Perguntas como “eu preciso realmente disso?”, “o preço é justo? Já pesquisei outros valores?”, “isso é algo que eu necessito ou desejo?”, podem auxiliar na hora de comprar algo ou não.

  • Organize-se

Organização é o pilar da economia doméstica. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar. Entenda quais são seus gastos e se precisar de ajuda com isso, confira aqui um conteúdo que preparamos sobre o assunto.

  • Pague as suas dívidas

Economia doméstica com dívidas não dá certo. Veja quais são os pagamentos em atraso e, depois disso, inicie o pagamento por aqueles que têm valores ou juros mais altos.

  • Economize no mercado

Dá para reduzir significativamente os gastos no mercado, por exemplo:

-Faça uma lista de compras antes de sair de casa.

-Planeje as refeições da semana, assim saberá o quanto precisa comprar e evitará o desperdício.

-Experimente novas marcas com preços mais acessíveis.

Economia doméstica: diferença entre consumo e consumismo

Freepik

Gastando com consciência

Economia doméstica não é brincadeira, mas quando entendemos alguns pontos importantes como a diferença de consumo e consumismo, fica mais fácil organizarmos a vida financeira e realizar sonhos, como a compra da casa própria.

Lembre-se que a Ecovita está sempre à disposição para ajudar em todo o processo.

 

Gostou? Continue acompanhando os nossos conteúdos!

Artigos relacionados

Financiamento: o que mudou desde o início da pandemia?

Desde o início da pandemia, algumas coisas mudaram. Confira tudo o que você precisa saber sobre o...

Continue lendo

Aprenda como fazer brinquedos reciclados para as crianças

Dê uma nova oportunidade a itens que estão parados em casa e que podem ser...

Continue lendo

Afaste os vilões da saúde da sua casa!

Mande para bem longe os causadores de alergia e problemas respiratórios. Cuide da sua...

Continue lendo

Junte-se à discussão