A palavra de ordem para mobiliar a casa é planejamento! E claro, muita imaginação para transformar o seu lar no seu lugar preferido no mundo!
Por onde eu começo a mobiliar a casa?
Tenha calma! Mudar para um novo lar exige organização. Antes de tudo, certifique-se de que ele está pronto para receber sua família e seus novos móveis. Tire a medida de todos os espaços e faça um desenho em uma folha de papel que irá te orientar na disposição das mobílias e também ajudar a entender quais as prioridades.
Quer uma dica? Faça um exercício mental de como será o seu dia a dia, preste atenção à disposição de tomadas para ligar a TV, o computador e eletrodomésticos. Se você já tem alguns móveis que ganhou ou comprou, pense que eles serão ‘guias’ para as próximas compras.
E claro, você também tem a opção de vender ou reformar o que já tem. Em primeiro lugar, visite sites de decoração, veja vídeos com dicas na internet e pesquise tendências.
Principais dicas para mobiliar a casa!
1 – Faça um planejamento financeiro
Em um caderno ou planilha de Excel, defina uma lista com tudo o que você já tem e tudo o que precisa comprar. Mas tudo mesmo! Desde talheres, roupa de cama, tapetes e cortinas, até colchão, sofá, televisão e por aí vai. Na frente de cada item, coloque um valor estimado. Faça essa soma e entenda qual será o orçamento aproximado necessário para deixar tudo do jeito que você sempre sonhou.
2 – Determine prioridades
Nessa lista, pinte de uma cor diferente quais são as prioridades, não precisa comprar tudo de uma vez só. Por exemplo, itens como colchão, roupa de cama, mesa e banho, são itens essenciais para que você tenha conforto e qualidade de vida desde o início no seu novo lar! Deixe detalhes para o final, como por exemplo, poltronas, aparadores, cortinas e enfeites.
3 – Pesquise
Pesquise preços na internet, em lojas físicas e claro, busque fornecedores que ofereçam confiança e qualidade. Na web você encontra plataformas específicas de comparativos de preços, como Buscapé, Zoom e Compare Preços. O que não é urgência, pode esperar. Se possível, prefira comprar à vista para ter melhor margem para negociação. Outra dica, é comprar na mesma loja o maior número de itens possíveis, assim você consegue negociar prazos e formas de pagamento. Ah, lembre-se de incluir no orçamento frete, montagem e instalação de tudo.
4 – Economize
Nessa fase, você precisa direcionar parte do seu orçamento para mobiliar a casa. Então, converse com a sua família e encontrem juntos formas de economizar no dia a dia. Compras, supermercado, luz, água. É totalmente possível e vai valer a pena! E olha que legal esse vídeo que separamos para você com dicas de controle financeiro: http://bit.ly/2U3Lsmn
Mobiliando sem preocupação!
Gostou das nossas dicas? Agora ficou mais fácil mobiliar a casa e economizar. Aliás, tem muitos outros conteúdos interessantes aqui no nosso site, não deixe de conferir.