FAQ ECOVITA
Reunimos as dúvidas mais frequentes que recebemos de nossos clientes em um único local. Caso você não encontre o que procura, entre em contato, estamos prontos para atendê-lo(a)!
Por que comprar com a Ecovita?
A Ecovita Construtora é especialista em realizar sonhos! São mais de 10 anos no mercado, presente em mais de 40 cidades, com milhares de unidades habitacionais construídas. Já mudamos a vida de 12 mil famílias por meio de moradias acessíveis, sempre com foco em qualidade. Acompanhamos todas as etapas da obra, desde o planejamento até a administração. Além disso, entregamos empreendimentos com infraestrutura completa, incluindo calçamento, iluminação e rede de esgoto.
Quem tem direito ao benefício de subsídio?
Para ter direito ao subsídio é preciso ser cidadão brasileiro ou naturalizado brasileiro, ter 18 anos de idade ou mais e não ter nenhum imóvel residencial em seu nome, esteja ele quitado ou financiado. Além disso, o interessado não pode ter sido atendido por qualquer programa habitacional oferecido pelo Governo Federal.
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador. No início de cada mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário em uma conta exclusiva para essa finalidade.
O valor do fundo pode ser utilizado na conquista do futuro imóvel. Saiba mais sobre como utilizar o FGTS na compra da sua casa nova.
É possível usar o FGTS na compra de um imóvel?
Sim, o FGTS pode ser utilizado como entrada do financiamento (constituindo parte do pagamento ou valor total), para reduzir o saldo devedor e também para as prestações. Consulte um corretor Ecovita para entender todas as opções e verificar as condições para cada uma delas. Requisitos para usar o FGTS:
– Ter pelo menos 03 anos de trabalho sob o regime FGTS, considerando todos os períodos de trabalho, consecutivos ou não;
– Não ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido no âmbito do SFH, em qualquer parte do Território Nacional;
– Não ser proprietário de outro imóvel residencial concluído ou em construção localizado no mesmo município que reside ou trabalha, incluindo os municípios limítrofes ou integrantes da mesma Região Metropolitana.
Quais são as vantagens de usar o FGTS na compra de um imóvel?
Uma das vantagens é adquirir sua casa própria com poder de compra e taxas menores de juros. O FGTS também pode ser usado como parte da entrada no financiamento, assim fica mais fácil organizar o orçamento e se programar para as parcelas.
Posso usar o FGTS para atualizar prestações atrasadas de financiamento imobiliário e reduzir o saldo devedor?
Sim. Mesmo tendo 03 prestações do financiamento em atraso, você pode amortizar até 80% do valor da prestação num período de 12 meses, podendo renovar a cada ano. Entretanto, para utilização dos recursos do FGTS na amortização ou liquidação do saldo devedor, você precisa estar com o pagamento das prestações em dia.
O que é entrada?
Na compra de um imóvel, entrada é parte do valor que não será financiado pelo banco e será pago inicialmente à construtora. Ou seja, é o montante que o comprador dispõe de imediato e que será abatido do valor total do imóvel. Na Ecovita, temos condições facilitadas também para o pagamento da entrada. Converse com nossos consultores e saiba mais!
O que é análise de crédito?
Essa é a avaliação realizada para verificar quais serão as condições do financiamento. Entre outras formas, a documentação do comprador é a base para essa checagem.
Quais são os passos para comprar um imóvel Ecovita?
A Ecovita ajuda você em todas as etapas para a compra de um imóvel novo, sempre de forma muito simples:
- Faça sua simulação com um de nossos consultores.
- Envie todos os seus documentos. Eles devem estar completos e legíveis.
- A Caixa Econômica Federal avalia seu cadastro para aprovação da compra da sua casa.
- Escolha a quadra e lote em nosso empreendimento.
- Chegou a hora de assinar seu contrato! Prepare-se para sua casa nova!
- Conte sempre com nossa equipe para tirar suas dúvidas e ajudar em todos os procedimentos.
O que devo saber antes de adquirir meu imóvel?
Lembre-se de que você não pode comprometer mais de 30% da sua renda, sendo assim, se está pagando o financiamento de um automóvel, por exemplo, pode ter dificuldades para conseguir mais crédito. Além disso, antes de comprar, deixe todas as suas contas em dia, evitando restrições bancárias, pois isso pode dificultar a aprovação de crédito habitacional.
Posso adquirir um segundo imóvel de forma financiada?
Sim. Atualmente há linhas de créditos para esta finalidade, basta procurar o agente financeiro para entender qual a melhor opção para você. Comprar um segundo imóvel é uma excelente forma de aumentar o seu patrimônio, no entanto, não se esqueça de ter cautela: além de verificar se as mensalidades cabem no seu orçamento, planeje-se para o futuro.
Qual é o valor da entrada?
O valor da entrada varia de acordo com o resultado da simulação, pois leva em conta diversos fatores e é calculado de forma individual e personalizada. Por isso, é importante que você converse diretamente com nossos consultores para saber mais sobre valores e condições de financiamento.
Tenho restrição bancária. Posso fazer o financiamento?
A boa saúde financeira pode ajudar na aprovação de crédito habitacional.
É importante ressaltar que cada caso é analisado de forma individual, por isso é importante que você converse diretamente com nossos consultores para realizar um diagnóstico personalizado.
Quais são os documentos necessários?
Para realizar uma simulação completa e detalhada, você vai precisar dos seguintes documentos:
- RG e CPF (do casal)
- Certidão de Nascimento/Casamento
- Certidão de Nascimento dos Filhos (se houver)
- Comprovante de Endereço Atual
- 2 últimos Comprovantes de Renda (apresentar comprovante de Imposto de Renda, caso declare)
- Carteira de Trabalho
- Extrato de FGTS
Quem não pode participar de um financiamento para comprar o imóvel?
A contratação de crédito é impedida a qualquer pessoa que:
- Tenha restrição em seu CPF;
- Tenha menos de 120 dias de registro em carteira profissional;
- Que não comprove renda;
- Seja menor de idade;
O que é ITBI?
ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é uma taxa prevista na Constituição e regulamentada pelos municípios. Deve ser paga quando um imóvel é adquirido. Esse imposto é essencial para a concretização do processo de compra e venda da residência, uma vez que a documentação só é liberada após seu pagamento. Entenda melhor clicando aqui.
Por que comprar um imóvel na planta é mais vantajoso?
Existem diversos pontos positivos em comprar um imóvel na planta! Entre eles, destacamos: documentação com menos complicação; valorização do seu imóvel e retorno de investimento; valores e condições mais acessíveis. Quer saber mais? Clique aqui!
A minha casa vem com muro?
Não. As casas são entregues com muretas de divisa de lotes para contenção de terra e, quando necessário, muro de arrimo, ou seja, uma estrutura de contenção que impede que sedimentos da parte mais alta invadam o terreno mais baixo. Mas você pode construir seu muro após a entrega da casa. Ressaltamos que cada caso deve ser analisado separadamente e as construções variam de acordo com o empreendimento, por isso consulte nossa equipe para tirar dúvidas específicas.
Quando posso visitar a minha futura casa?
Para garantir a segurança dos clientes e colaboradores, durante as obras não é permitido acessar a área do empreendimento. O momento de conhecer de perto sua casa é reservado para a vistoria, realizada antes da entrega do imóvel.
O que é vistoria técnica do imóvel? Como fazer?
A vistoria será seu contato com o imóvel antes da entrega de chaves. Ela é reservada para você conhecer, entrar em sua casa e verificar se tudo está conforme o esperado. Um funcionário treinado pela Ecovita irá acompanhar o proprietário e poderá tirar todas as dúvidas sobre o imóvel.
Quais materiais foram usados na construção do meu imóvel?
As construções da Ecovita têm foco na qualidade e eficiência. Assim, conseguimos construir empreendimentos que atendam todas as normas reguladoras da construção civil, com produtos e profissionais qualificados, garantindo sempre o melhor resultado. A lista de materiais e fornecedores está disponível no memorial descritivo, presente no Manual do Proprietário. Para acessá-lo, leia o item “Onde eu encontro o manual do proprietário?”.
Para que serve a Assembleia Geral dos adquirentes? Quem pode participar?
Em virtude de uma normativa interna da CEF, essa assembleia tem como objetivo eleger uma comissão para gerir o condomínio. Podem participar todos os adquirentes de um imóvel do condomínio.
Como posso acompanhar as fases das obras?
Você pode acompanhar as atualizações diretamente no aplicativo da Caixa e também consultar fotos e outros conteúdos em nosso site, na área do cliente.
O que é averbação?
A averbação é uma formalização na matrícula de seu imóvel a fim de tornar públicas as alterações e atualizações no registro, trazendo segurança jurídica.
O que é o Habite-se?
Esse documento atesta que uma casa está pronta para ser habitada, pois sua estrutura está de acordo com as exigências municipais. As construções da Ecovita são entregues apenas após a expedição desse documento.
Como vou saber a data oficial da entrega de chaves?
Quando a data oficial da entrega de chaves for marcada, a Equipe Ecovita entrará em contato com os proprietários com antecedência para informa-los. É importante ressaltar que apenas a data informada pela empresa terá validade. Você pode tirar suas dúvidas sobre isso sempre que precisar, entre em contato com a gente!
Como posso atualizar meus dados pessoais?
Para atualizar seus dados, entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais.
Por que eu pago juros de obra?
Os juros de obra consistem no percentual aplicado sobre o empréstimo concedido para a aquisição do bem. Esse valor está atrelado aos juros do financiamento do imóvel e as cobranças são realizadas desde a assinatura do contrato até a finalização das questões burocráticas após a entrega das chaves. Demais informações sobre estas cobranças podem ser consultadas diretamente com o banco responsável pelo financiamento.
Como solicitar 02ª via do meu boleto ou negociar dívida?
Você pode realizar essa solicitação em nossos canais de atendimento: Aplicativo Ecovita, WhatsApp (11) 97650 4570, 0800 771 1245 ou pelo e-mail negociacao@ecovitaconstrutora.com.br.
Até quando devo realizar o pagamento das parcelas de “entrada” para a Construtora?
Observe em seu contrato de parcelamento da entrada a quantidade de parcelas e seus respectivos vencimentos. Lembre-se de manter seus pagamentos com a Construtora em dia, mesmo que o empreendimento tenha sido ou não entregue.
O que é correção monetária?
A correção monetária ou atualização monetária tem a função de equilibrar financeiramente o contrato, atuando por meio de um índice e por um período determinado. Normalmente os índices mais utilizados são: IPCA, INCC e IGPM. A atualização monetária é sempre prevista em contrato por meio de cláusula detalhando o indexador e o prazo.
Posso realizar o pagamento da parcela da entrada antecipadamente?
A correção monetária ou atualização monetária tem a função de equilibrar financeiramente o contrato, atuando por meio de um índice e por um período determinado. Normalmente os índices mais utilizados são: IPCA, INCC e IGPM. A atualização monetária é sempre prevista em contrato por meio de cláusula detalhando o indexador e o prazo.
Quais são as consequências de ser cliente inadimplente?
As consequências são aquelas referentes às medidas de proteção ao crédito, como pagamento de multa e juros por mora, negativação perante o órgão de proteção ao crédito, protesto em cartório e ação judicial.
Quando sou considerado cliente inadimplente?
Você será considerado inadimplente quando deixar de realizar pagamento na data do vencimento do boleto ou conforme vencimentos descritos no contrato.
O significa “mora”?
Trata-se de uma nomenclatura utilizada para referir-se a “atraso”.
O que é multa por mora?
Multa por mora é uma penalidade financeira imposta em contrato ao cliente inadimplente. Normalmente é de 2,0% sob o valor da original a ser pago em determinado vencimento.
O que é juros de mora?
Juros de mora é a penalidade financeira imposta em contrato ao cliente inadimplente. Normalmente é 1,0% ao mês.
O significa a expressão “nome negativado”?
Indica que foi necessário informar um órgão de proteção ao crédito (SERASA) que o cliente não está realizando pagamentos com pontualidade.
O que é protesto de dívida?
O protesto de dívida vencida ocorre quando a Construtora procura um cartório para formalizar uma inadimplência. Dessa forma, é elaborada uma intimação de pagamento e, caso o cliente não atenda a solicitação especificada, será protestado. Se houver prosseguimento nos trâmites, a informação torna-se pública, o que afeta o cadastro positivo do cliente, dificultando compras parceladas em crediários, restrição para outros créditos, além de onerar a dívida com as custas do cartório.
Fui protestado, devo deixar de realizar pagamentos?
Procure o Setor de Negociação o mais rápido possível para receber orientação corretamente.
Efetuei pagamento de uma dívida protestada e recebi a carta de anuência, e agora?
A carta de anuência é um documento único e muito importante. É este documento que comprova seu pagamento ao credor perante o cartório, por isso compareça ao cartório indicado no documento e solicite a baixa do protesto, bem como o pagamento das custas do cartório.
Quando receberei meu imóvel?
O prazo para entrega do imóvel está previsto em contrato. Este prazo aplica-se à construção do imóvel, testes, vistoria, elaboração e aprovação da documentação, além da conclusão dos trâmites burocráticos. Como todos esses processos envolvem outras empresas e órgãos competentes, o prazo para finalização de um residencial é variável. A construtora trabalha para concluir todas as etapas com agilidade, responsabilidade e qualidade. Assim que a entrega de um empreendimento for liberada, nossa equipe entrará em contato para passar mais informações.
Meu imóvel possui garantia?
Segundo a norma ABNT NBR 15.575, que prevê as garantias, cada item do seu imóvel possui um prazo específico de cobertura da garantia pela construtora ou fornecedor. Para consultar as garantias do seu imóvel, acesse o Manual do Proprietário.
Preciso de um reparo na minha casa, com quem posso falar?
A Ecovita conta com uma equipe capacitada para realizar reparos em sua residência, caso seja necessário. Para formalizar uma solicitação, entre em contato com a gente por meio dos canais oficiais de atendimento ao cliente.
Posso realizar modificações em meu imóvel?
No momento da entrega das chaves do imóvel, ocorre a transferência de posse e, a partir desse momento, o proprietário pode realizar alterações e modificações. Salientamos que a construtora fornece garantia sobre os itens entregues desde que estejam em seu estado original. Alterações e modificações podem acarretar a perda da garantia da categoria do item alterado. Conforme a norma ABNT NBR 16.280, toda reforma e/ou alteração das condições iniciais projetadas deverá atender a um plano formal de diretrizes, que deverá ser elaborado por um profissional habilitado. Também é necessário atentar-se às orientações presentes no Manual do Proprietário e limitações de reformas definidas por leis municipais.
O que são e para que servem os lacres em meu imóvel?
Os lacres são fitas autoadesivas colocadas nos dispositivos hidráulicos (válvula, flexíveis e sifões), quadro elétrico e disjuntor do poste*, e têm por objetivo garantir que estes itens foram entregues funcionando adequadamente. A sua remoção implica na perda da garantia. *os itens lacrados podem variar de acordo com o empreendimento.
Quando devo acionar a Assistência Técnica?
A assistência técnica da construtora atende exclusivamente reparos ou substituição de materiais cobertos pela garantia. A assistência não realiza reparos de danos causados por mau uso, reformas, modificações ou alterações não especificados em projeto.
Como posso tirar uma segunda via do meu boleto ou negociar débitos em aberto?
Você pode realizar essas solicitações pelos nossos canais de atendimento, WhatsApp, 0800 e pelo e-mail negociacao@ecovitaconstrutora.com.br.
Meu imóvel possui seguro?
Ele é obrigatório por lei, sendo parte integrante do financiamento do imóvel. Pode servir para amortizar ou quitar o saldo devedor em caso de morte ou invalidez, conta com cobertura de danos físicos do imóvel, bem como a assistências pessoais. A construtora não trabalha com seguros. Este serviço é contratado diretamente com o agente financiador do imóvel. O mesmo se aplica a serviços como locação de caçambas ou contratação de eletricistas que eventualmente sejam mencionados no contrato do financiamento.
O que é LGPD?
LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, e refere-se à Política De Proteção De Dados e Privacidade. Mais informações sobre a política de privacidade da Ecovita podem ser consultadas na íntegra clicando aqui.
Onde eu encontro o Manual do Proprietário?
O Manual do Proprietário é disponibilizado após a entrega do empreendimento. Em obras entregues após novembro de 2021, o manual pode ser acessado através do QR code fixado no interior do quadro de energia do imóvel. Para todas as obras com garantia vigente, é possível acessar o manual na área do cliente, disponível no site.