Inverno em casa 4 dicas para economizar energia
As temperaturas mais baixas podem fazer com que você gaste mais energia dentro de casa
Uso consciente da energia
Você presta atenção na forma como utiliza a energia? Agora que estamos mais tempo dentro de casa, por conta da pandemia, as contas podem vir mais caras. No inverno, por exemplo, alguns equipamentos que têm potência alta acabam representando grande parte do consumo de energia.
E para te ajudar a ter atitudes mais conscientes e, claro, economizar no final do mês, separamos 4 dicas. Confira!
- Evite banhos longos e quentes
Quando a temperatura cai, os banhos normalmente tendem a ser mais quentes e longos. Afinal, é fácil relaxar quando a temperatura da água está agradável, não é mesmo? No entanto, ficar muito tempo no chuveiro quente pode ser um problema, tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso.
Sendo assim, fique no banho apenas o suficiente, 10 minutos é o ideal.
- Desligue a TV e computador quando não estiver usando
Quando o tempo está frio, aproveitamos para ficar mais tempo em casa e relaxar. Assistir algo na televisão ou mexer no computador é comum e muitas vezes deixamos os aparelhos ligados mesmo quando não estamos utilizando. Preste atenção e desligue-os caso não vá utilizar. Aliás, isso vale também para outras situações. Vai sair de um cômodo? Apague as luzes.
- Temperatura da geladeira
Nunca alterar a temperatura da geladeira pode ser um erro que muitos acabam cometendo. Durante os dias frios, não é necessário deixar o termostato no máximo. Aproveite essa estação para diminuir a temperatura e economizar um pouco.
- Repense o uso da máquina de lavar
O uso da máquina de lavar aumenta consideravelmente o consumo de energia. Opte por lavar as roupas sujas apenas quando é necessário. Caso a família não esteja frequentando a rua, espere um tempo maior para lavar tudo junto.
Todos devem fazer a sua parte!
Na hora de economizar energia, todos da casa devem ser conscientes. Oriente as crianças para que elas também possam ajudar nessas atitudes. Lembre-se que além de estar contribuindo com o meio ambiente, está ajudando no orçamento familiar.