Finanças

Financiamento sem preocupação! Processos e documentos necessários

Tire suas dúvidas para conquistar a casa própria e sair do aluguel! 

Você a um passo do imóvel próprio

Muitos brasileiros sonham com a casa própria, não é verdade? Mas, sair do aluguel e comprar um imóvel nem sempre é fácil. E é por essa e outras dificuldades que o financiamento existe, para facilitar realização de um sonho.

Claro que é comum surgirem dúvidas diante desse processo, por isso, a Ecovita produziu um conteúdo especial para que você fique por dentro do assunto!

Financiamento

Na hora de comprar um imóvel, o pagamento pode ser realizado por meio de um financiamento, que são feitos pelos bancos. A instituição financeira escolhida pagará ao vendedor do imóvel a quantia que o comprador quer financiar.

A partir daí, é necessário pagar ao banco que quitou sua dívida. Há uma variedade deles para escolher, a diferença entre cada um está nas condições de pagamentos, como por exemplo, taxas de juros, o valor que pode ser financiado e duração do contrato.

Lembrando que você só pode negociar o imóvel depois que a dívida for paga.

Proposta do financiamento

Após escolher o imóvel, é o momento de procurar a construtora para dar entrada ao processo de financiamento. É importante salientar que o interessado não pode ter restrições (SCPC ou SERASA).

Para iniciar este processo, normalmente é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

-Certidão de Nascimento e Casamento;

-RG;

-CPF (dos cônjuges, se for o caso);

-Holerite atual;

-Comprovante de endereço também atual;

-Carteira profissional;

-Última declaração do Imposto de Renda;

-Extrato do FGTS.

Contrato

Após aprovação de todas as etapas, é agendada uma data para a assinatura do contrato. No dia, as pessoas envolvidas no financiamento devem estar com documento oficial com foto.

No financiamento imobiliário, não há escritura, pois o imóvel é vinculado ao banco até que se tenha a quitação do valor total do mesmo. Após o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), é realizado o registro do contrato no cartório.

Concluindo a assinatura do contrato, é hora de planejar a mudança para sua casa própria e realizar seu sonho de sair do aluguel!

Simulação

Sabia que é possível fazer uma simulação de financiamento? Com essa ferramenta você consegue ver se tem os recursos necessários para adquirir o imóvel. Normalmente a simulação é feita nos sites das instituições financeiras, que verificam se a sua renda é suficiente para financiar um determinado empreendimento.

No site da Caixa Econômica Federal, é possível acessar o simulador básico de financiamento. O programa é fácil de usar e se aproxima dos valores reais da aprovação de crédito feita pelo banco.

Por exemplo, Maria é auxiliar administrativa e se interessou por uma casa que está em construção e que vale R$ 100.000,00 (cem mil reais). Para verificar se é possível fazer o financiamento com a sua renda, Maria entrou no simulador da Caixa Econômica Federal e preencheu os seguintes campos:

Com a simulação feita pela internet, Maria pode ver quais opções ela teria. E aí, agora ficou mais fácil entender sobre o assunto, né? Então não deixe para depois o sonho da casa própria.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir mais dicas em nosso site.
E acompanhe as novidades em nossas redes sociais!

Posts Relacionados